Cidade no sertão da Paraíba ganha cooperativa de energia solar justa e solidária

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

A Cooperativa de Compartilhamento de Energia Solar “Bem Viver”, do Projeto Cuidando da Nossa Casa Comum, foi legalmente constituída na última terça-feira (05). O intuito é aumentar, de forma considerável, a quantidade de consumo por meio da mini usina que será instalada na área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), em Matureia (PB).

“Finalmente atingimos a maioridade! Com ela novas portas se abrem e também diferentes desafios. Ressaltamos o espírito de coletividade dos cooperados no trabalho de aquisição do CNPJ, bem como a dedicação do Escritório de Contabilidade de Sônia Maria. Estamos cada vez mais próximos de compartilhar nossa energia com agricultores familiares do Sertão e mais outras 26 famílias distribuídas no Estado da Paraíba”, disse Romero Antônio, diretor da cooperativa.

Energia solar que irradia do sertão

Sobre o cuidado com o meio ambiente, a Cooperativa de Compartilhamento de Energia Solar Bem Viver significa a possibilidade de produção e compartilhamento em um formato de distribuição mais próximo das reais condições do povo e menos danoso ao ambiente, “diferentemente dos grandes parques e usinas”, acrescentou o diretor.

De acordo com José de Anchieta, membro da cooperativa, os próximos passos são as aquisições os equipamentos para implantação das placas. “Após as instalações a cooperativa passará a produzir e injetar energia no sistema de distribuição das comunidades cadastradas. A cooperativa tem o objetivo de facilitar de consumidores de energia da Zona Rural à geração da própria energia, assim daremos início a cooperativa “Bem Viver “, disse.

Integrantes do projeto

O Projeto Cuidando da Nossa Casa Comum faz parte do Comitê de Energia Renovável (CERSA), que realizada ações em parceria com o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS), a Frente Por Uma Nova Política Energética, a Cáritas Brasileira, a Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) e recebe o apoio da Misereor.

Cooperativa de energia

A cooperativa de geração e distribuição de energia solar é uma modalidade que reúne vários agricultores e agricultoras se unem a fim de compartilhar entre as partes, além do excedente que pode ser passado em forma de crédito para reduzir os gastos com a conta de luz dos consorciados em outras unidades distantes da unidade geradora.

A popularização dessa fonte de energia por parte do sol, recursos naturais do planeta é uma tendência e o projeto “Cuidando da Nossa Casa Comum” acredita que as cooperativas para geração de energia renovável contribuem para que a crise seja reduzida e assim distribuída de maneira justa e popular.

Fonte: BdF Paraíba

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.