Projeto de Inovação Tecnológica Aprovado

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

Desenvolvimento de Tecnologias para Reciclagem de Módulos Fotovoltaicos.

Na última sexta-feira, dia 23 de julho de 2021, a 3S em parceria com a BSS , aprovou no 2º Ciclo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria (EGII), o Projeto de Inovação Tecnológica “Desenvolvimento de Tecnologias para Reciclagem de Módulos Fotovoltaicos”. O projeto terá início no final de agosto e deverá ser concluído no II semestre de 2022. O valor aprovado foi de R$ 200.977,78.

O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de tecnologias inovadoras visando a caracterização e reciclagem de módulos fotovoltaicos FV de silício cristalino (c-Si), que eliminem a poluição e desperdícios, preservando a utilização de materiais e recursos em alto grau de valor agregado.

Módulo fotovoltaico danificado.

Você já se perguntou quais são os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos módulos fotovoltaicos?

Os módulos são compostos por uma variedade de materiais, sendo os metais a espécie de maior preocupação, uma vez que o descarte incorreto pode acarretar na contaminação do solo e corpos d’água. Atualmente este tema ainda está dando seus primeiros passos no Brasil, uma vez que a maioria dos sistemas fotovoltaicos instalados ainda está longe de expirar sua vida útil. Apesar disso, este assunto já está mais amadurecido em outros países que contam com energia solar fotovoltaica mais consolidada, como é o caso dos EUA e União Europeia.

Projeta-se que, em 2030, globalmente a massa acumulada de módulos fotovoltaicos seja de 8 milhões de toneladas e que em 2050 esse valor deve saltar para 80 milhões de toneladas, segundo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Entretanto, este documento considera apenas os módulos em fim de vida útil, ou seja, esse número pode ser muito maior considerando módulos que serão substituídos à medida que a tecnologia se aprimora e a eficiência de conversão aumenta, tornando viável a substituição dos equipamentos para acelerar o retorno do investimento feito.

Outro fator importante que o relatório apresentado pela IRENA traz é o valor econômico agregado que os módulos a serem descartados possuem. Estima-se que em 2050 os materiais recuperáveis tenham valor avaliado em 15 bilhões de dólares, podendo produzir mais 2 bilhões de novos módulos fotovoltaicos.

Desenvolver projetos inovadores é essencial para conquistar maior competitividade no mercado, lucratividade em seus produtos e serviços e gerar vantagem competitiva. Além disso, as empresas que têm uma cultura de inovação bem definida são mais estáveis, pois enfrentam os desafios diários com um olhar mais atento às soluções e não aos problemas. É com este pensamento que a 3S vem orientando os seus clientes e parceiros.

Você tem interesse em tirar suas ideias do papel para colocar em prática e desenvolver novos produtos, processos e serviços? Somos especialistas na elaboração de projetos que visam captar recursos financeiros a partir de Editais de Fomento à Inovação e podemos ajudar você e sua empresa a darem esse importante passo num mercado que é cada vez mais competitivo e a necessidade de inovação é cada vez maior. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.

Mais informações entre em contato pelo WhatsApp +55 51 9.9916-0711 ou por e-mail contato@energia3s.com.br

3S, Energia é Inovar!

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.