Fernando de Noronha terá duas usinas de energia solar para abastecer 50 veículos elétricos

Duas usinas para produção de energia solar com capacidade para abastecer 50 veículos elétricos vão ser construídas em Fernando de Noronha. Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), os equipamentos estão na ilha e a primeira usina vai ser instalada na região da Vacaria até dezembro de 2021.

A informação foi divulgada por Mario Ruiz-Tagle, diretor da Neoenergia, grupo ao qual a Celpe pertence. As novas usinas foram anunciadas no encontro realizado na ilha, no final de semana, para discutir alternativas para aumentar a geração de energia renovável em Noronha.

Uma lei estadual determina que, a partir de 2022, não podem entrar na ilha veículos movidos a combustão. A legislação também limita até o ano de 2030 a circulação em Fernando de Noronha dos carros abastecidos com gasolina ou óleo diesel.

A ilha tem duas usinas solares para produção de energia. Além disso, existem dois ecopostos (com placas fotovoltaicas) para abastecimento dos veículos elétricos, um em frente ao Centro de Geração e Renda e outro na sede da Celpe.

Além da Neoenergia e da Celpe, a reunião contou com a participação de representantes do governo do estado e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo o presidente da Aneel, André Pepitone, Noronha tem excelentes condições para garantir o abastecimento de energia 100% limpa.

Pepitone disse que a ilha é um ambiente ideal para projetos-piloto no uso de energia renovável, como eólica e solar, assim como no uso de baterias, de mobilidade elétrica e de avançar com programas de medidores inteligentes.

Fonte: G1

BÜHLER, Alexandre José. et al. Uma Análise Sobre Efeitos Metaestáveis Em Módulos Fotovoltaicos Ci(G)S Por Exposição À Luz Solar. [s. l.], v. V, n. 1, p. 27–33, 2014.

 

SASALA, R. A.; SITES, J. R. Time dependent voltage in CuInSe2 and CdTe solar cells. Conference Record of the IEEE Photovoltaic Specialists Conference, [s. l.], n. 1, p. 543–568, 1993.

 

TITTON, M. G.; DE BONA, J. C.; BÜHLER, Alexandre José. MÓDULOS FOTOVOLTAICOS CI(G)S: ANÁLISE DA TECNOLOGIA. Asades, [s. l.], v. 3, n. June, p. 04.11-04.20, 2016.

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.