Você sabe o que é uma célula fotovoltaica?

No post de hoje, apresentaremos a vocês a célula fotovoltaica  que, como você deve imaginar, são fabricadas usando material semicondutor.

A célula fotovoltaica é o dispositivo no qual ocorre a conversão direta da radiação solar em energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico. As células mais comuns são constituídas de silício, onde são formadas junções pn, semelhantes às junções de diodos semicondutores. As células fotovoltaicas de silício geram tensão na ordem de 0,6 V quando expostas à radiação solar, e neste caso é necessário um arranjo de várias células em série e em paralelo, formando módulos fotovoltaicos para que se obtenham valores de tensão e corrente necessários para alimentar equipamentos elétricos. A Figura 1 mostra uma representação de uma célula fotovoltaica.

Figura 1 - Representação de uma célula fotovoltaica. Fonte: Pinho e Galdino (2014)

Na Figura 2 é apresentada uma representação esquemática de uma célula fotovoltaica convencional de silício cristalino.

Figura 2 - Esquema de uma célula fotovoltaica. Fonte: Adaptado de PVCDROM (2021)

Um arranjo fotovoltaico é determinado quando um conjunto de módulos fotovoltaicos são interligados eletricamente, provendo energia a uma única saída de corrente contínua. Uma representação esquemática é mostrada na Figura 3.

Figura 3 - Configuração típica de um sistema fotovoltaico. Fonte: Adaptado de Your Home Australia

PINHO, J. T.; GALDINO, M. A. (2014). Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro: CEPEL – CRESESB.

 

PVCDROM. Solar Cell Structure. [s.d.]. Disponível em: <https://www.pveducation.org/pvcdrom/solar-cell-operation/solar-cell-structure>. Acesso em: 01 set. 2021.

 

Your home Australia. 2013. Disponível em: <https://www.yourhome.gov.au/energy/photovoltaic-systems>. Acesso em: 01 set. 2021.

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.