Está no ar a 5ª edição da Revista 3S

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

Seguindo as expectativas e projeções do mercado, o setor de energia solar fotovoltaica segue fortemente aquecido. A potência instalada no Brasil já passou dos 10 GW, considerando geração distribuída e centralizada. O texto do PL 5829/19, que é o marco regulatório da geração distribuída, foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado. A conversão do projeto em lei deve trazer maior segurança ao setor, permitindo maior previsibilidade aos investidores da área.

O custo para produção de energia elétrica por usinas fotovoltaicas caiu 77% entre 2010 e 2018, enquanto que a capacidade instalada aumentou 100 vezes entre 2005 e 2018. Como resultado, a fonte fotovoltaica tornou-se um pilar dos sistemas de energia sustentável e de baixo carbono, necessário para promover o acesso à energia confiável e acessível, além de ajudar o país a atingir as metas do Acordo de Paris e da Agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Neste contexto, publicamos a Revista 3S que traz uma entrevista exclusiva com o relator do PL 5829/2019 na Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Lafayette de Andrada e mais seis artigos que abordam temas desde o armazenamento de energia ao uso de energia solar, garantindo qualidade arquitetônica, sem perder desempenho energético.

Confira a seguir os resumos da entrevista e dos artigos:

1 – Entrevista: Deputado Federal Lafayette de Andrada

Conversamos com o relator do PL 5829/2019 na Câmara dos Deputados, o Deputado Lafayette de Andrada, sobre sua trajetória política, como se deu sua escolha como relator do PL e qual a expectativa e benefícios que o marco legal da geração distribuída traz para o setor no Brasil.

2 – As oportunidades de inovação na geração solar fotovoltaica

A Diretora de Marketing & Inovação da EDP Brasil, Andrea Salinas, apresenta um panorama da fonte solar fotovoltaica no Brasil e no mundo. A partir deste panorama, são indicadas oportunidades de inovação para o desenvolvimento de negócios.

3 – Tecnologias e Expectativas do Armazenamento de Energia

Este artigo de autoria dos pesquisadores do CPQD, Aghatta Cioquetta Moreira; Maria de Fátima Rosolem e Raul Beck, apresenta uma revisão das principais tecnologias utilizadas para o armazenamento de energia, que se apresentam como peça fundamental para suporte aos possíveis contratempos associados ao crescimento da demanda mundial por energia. Ainda, é feita uma análise da importância de normas nacionais e internacionais para definir os requisitos e procedimentos de ensaios para as novas tecnologias de baterias.

4 – Arquitetura e Energia Solar: Como Explorar Possibilidades Garantindo Qualidade Arquitetônica Sem Perder Desempenho Energético?

A professora e fundadora do Arquitetando Energia Solar, Clarissa Zomer, trata neste artigo sobre a tendência global da integração de usinas fotovoltaicas à fachada de edificações. São elencadas as principais dificuldades que esta tendência encontra no Brasil e é apresentada uma ferramenta simples, mas que auxilia os projetistas a conceber um novo projeto e também a avaliar as possibilidades diante de uma edificação já existente.

5 – O Desafio da Energia Solar Fotovoltaica

Neste artigo de autoria própria da 3S, apresentamos as perspectivas para o mercado de resíduos originados a partir da indústria fotovoltaica, que em 2050 deve acumular aproximadamente 80 milhões de toneladas em resíduos (considerando apenas módulos fotovoltaicos que chegarem ao fim da vida útil). Além disso, são apresentados alguns benefícios e fatores que podem alavancar a reciclagem dos resíduos da indústria fotovoltaica.

6 – Importância das Mídias Sociais para o Setor Elétrico

Os engenheiros Evandro Cesar Cahino Ferreira e Lucas Deusdedit Chaves Montenegro, fundadores do Café Solar, fazem um relato de como a consolidação do trabalho remoto, causado pela Covid-19, demonstrou o quão importante as mídias sociais são para as empresas apresentarem seus produtos e continuarem atendendo seus clientes, além de prospectar novos.

7 – A Energia Solar Fotovoltaica Como Meio Para Alcançar Sustentabilidade

Neste artigo de Gabriel Hisao Takahashi, da Sunset Energia, é apresentado um estudo de caso que demonstra como a energia solar fotovoltaica pode contribuir para mitigar as emissões dos gases do efeito estufa.

Acesse a Revista 3S gratuitamente em nosso site. Faça o download ou leia online a 5ª edição da Revista 3S!

3S – Energia é Inovar!

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.