Uma melhor compreensão de instalações fotovoltaicas em telhados pode alavancar as instalações

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

A implantação de sistemas solares fotovoltaicos (FV) em telhados aumentou significativamente nos últimos anos, graças à rápida redução dos custos e às políticas de apoio. As instalações solares fotovoltaicas podem ser organizadas em configurações menores para mini-redes ou uso pessoal. Isso é de particular relevância nos países em desenvolvimento, onde muitos residentes precisam de opções de eletricidade mais acessíveis, acessíveis e confiáveis. Em muitos mercados, a eletricidade FV de autoconsumo já é mais atraente economicamente do que comprar eletricidade da rede.

À luz do crescente interesse em energia solar fotovoltaica em telhados, é necessário aumentar a conscientização e o entendimento sobre sua instalação, especialmente para uso residencial. Para atender a essa necessidade, a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), com o generoso apoio do Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca, desenvolveu uma série de materiais de treinamento sobre implantação de energia solar fotovoltaica em telhados.

O material de treinamento consiste em nove sessões gravadas de explicações narradas que são suportadas por infográficos ilustrativos e animações. As séries são projetadas criativamente para serem claras e envolventes para o público leigo compreender, para que o aprendizado possa ser aplicado aos seus próprios cenários.

Ao longo de toda a série, o público pode ter uma compreensão clara do seguinte:

  • porque a energia solar fotovoltaica é uma opção confiável para fonte de eletricidade residencial;
  • incluindo seus benefícios financeiros e socioambientais;
  • tipos e componentes de um sistema fotovoltaico solar;
  • critérios para implantação de sistemas fotovoltaicos;
  • diferentes conexões de configuração de sistemas solares fotovoltaicos para atender às necessidades dos usuários;
  • aspectos a serem considerados ao instalar o sistema fotovoltaico do telhado para otimizar sua produção;
  • maneiras de quantificar o consumo de energia;
  • opções para financiar o sistema;
  • as etapas para instalar a energia solar fotovoltaica no telhado, que inclui trabalhar com um empreiteiro;
Figura 1 - Etapas da série

Com uma melhor compreensão, indivíduos e comunidades podem implantar sistemas fotovoltaicos em telhados para obter eletricidade acessível e confiável. Além disso, o vídeo de treinamento também mostra como a avaliação do potencial solar é um aspecto importante para aumentar a implantação de energia solar fotovoltaica.

Nesse sentido, a IRENA está apoiando residências, proprietários de negócios e municípios no mapeamento do potencial e dados dos recursos solares com um aplicativo da web chamado IRENA Simulador SolarCity. Desenvolvido inicialmente como um projeto piloto para avaliar o potencial solar fotovoltaico do telhado na cidade de Kasese (Uganda), o Simulador SolarCity permite que os usuários avaliem o potencial solar fotovoltaico em suas áreas e avancem com instalações que atendam às suas necessidades. Uma das sessões nesta nova série de treinamento mostra ao público como navegar perfeitamente no simulador que agora inclui o mapeamento do potencial solar fotovoltaico de telhados em doze cidades em todo o mundo.

Fonte: IRENA

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.