Energia renovável: Aneel projeta o dobro de investimentos em energia eólica e solar no Brasil para 2022

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

O Brasil continua crescendo com o mercado de energia renovável e, para 2022, a estimativa é que as fontes como a energia solar e energia eólica, principais fontes no país, recebam quase o dobro de novos investimentos.

Os investimentos em energia solar e energia eólica continuarão crescendo no Brasil no próximo ano, devido à ampliação das fontes de energia renovável entre os consumidores residenciais, industriais e comercias e à nova regulamentação da geração distribuída. O custo elevado da eletricidade no mercado regulado, que não conta com estimativas de redução para o próximo ano, também está contribuindo para que os usuários mudem para a energia renovável e geração distribuída.

Residências com energia solar ultrapassam as 314 mil

O setor de energia solar será um grande destaque para o próximo ano, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A fonte de energia renovável já contribuirá com cerca de 3% da matriz energética nacional até o fim deste ano.

O número de empresas, propriedades rurais e residências que atualmente contam com instalações de energia solar ultrapassou a casa de 123 mil em 2019 para 215 mil no ano passado e ultrapassou 314 mil até o começo deste mês, segundo a Aneel.

Outro incentivo que as fontes de energia renovável terão em 2022, principalmente a energia solar, é a recente aprovação de um projeto que cria um marco legal para a mini e microgeração de energia distribuída na Câmara dos Deputados. O presidente Jair Bolsonaro deve aprovar a iniciativa em breve.

Energia solar recebe investimentos de R$ 38 bilhões desde 2012

Os investimentos em energia solar, desde 2012, somam quase 38 bilhões de reais de acordo com a ABSOLAR. A Associação agora está negociando com os governos dos estados para a redução dos impostos de ICMS em relação aos painéis de energia solar.

Nos últimos anos, uma extensa gama de empresas do setor de produção e distribuição da fonte de energia renovável surgiu com várias propostas de negócios e modelos. Mais de 20 mil destas empresas atuam neste setor ainda sob o modelo de franquia como, por exemplo, a Blue Sol, que atingiu 178 franquias na rede solar fotovoltaica na última semana. A estimativa da empresa é chegar a cerca de 350 unidades contratadas e inauguradas até o fim do ano.

Energia eólica pode atingir os 32 GW de potência até 2026

A Aneel estima que os parques de energia eólica sairão dos 20,1 GW de potência instalada para 26,4 GW no próximo ano. Nesse momento, a fonte de energia renovável representa 11,1% da matriz energética brasileira.

Atualmente, existem cerca de 5,5 GW de capacidade eólica já em construção, onde 2,95 GW entrarão em operação ao longo do próximo ano, de acordo com a Aneel. A Abeeólica, associação do setor, informa que no último mês o Brasil contava com 751 parques de energia eólica atuando com mais de 8.800 geradores em operação em 12 estados. Grande parte dos projetos estão situados nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte.

Este ano, a estimativa é que a fonte de energia renovável atinja os 21 GW de potência instalada e 32 GW até 2026, considerando os contratos já assinados. De acordo com a Abeeólica, foram investidos, de 2011 até 2020, cerca de US$ 35,8 bilhões.

FONTE: CPG

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.