Dissipando o mito sobre a ineficiência dos módulos solares em climas mais frios

Um equívoco generalizado é que os painéis solares dificilmente são eficazes durante o inverno (para aqueles no hemisfério norte). Embora os resultados da energia dos painéis solares estejam no auge quando apresentados à luz solar direta e aos raios ultravioleta, o impacto do clima quente não deve ser confundido com a redução da geração de energia dos painéis solares durante as estações mais frias.

Não é nenhum segredo que a quantidade de sol em um determinado dia durante o inverno pode ser mais limitada do que durante o verão. Mas quando o sol está brilhando em um painel solar, o painel irá gerar eletricidade, não importa a temperatura externa.

O mais importante a se ter em mente é a medida do sol a que o painel será exposto ao longo do ano, e não em um determinado dia.

Ao adicionar energia solar a qualquer edifício ou local de construção, os proprietários de edifícios também devem considerar o efeito do sombreamento de poeira ou neve nos painéis solares. Estudos recentes revelaram que diferentes orientações do painel solar podem beneficiar o sistema elétrico como um todo e a orientação vertical pode reduzir significativamente o sombreamento devido à gravidade estar de lado em comparação com os métodos tradicionais de instalação horizontal.

Orientação e posição dos painéis solares

A orientação dos painéis solares é o aspecto mais significativo em termos de geração de energia solar devido à maximização da potência na orientação vertical (virada a sul se estiver no hemisfério norte). Este posicionamento garante que o sistema produzirá a quantidade máxima de energia quando os raios solares atingirem diretamente os painéis e permitir uma geração significativa de eletricidade.

Para muitos dos primeiros usuários, está se tornando popular incluir células solares no envelope do edifício, onde elas atuam como uma fonte de energia e sustentam a construção com materiais tradicionais. Os edifícios podem então usar o espaço não utilizado com materiais solares, como revestimento.

Pode ser difícil determinar a orientação correta e as áreas para instalar esses painéis, mas é possível se você incluir os profissionais certos.

 

Eficiência

A energia solar funciona de forma eficiente em regiões com luz suficiente – seja em climas mais quentes ou frios. Assim, a energia solar pode ser adotada em quase todos os países devido à sua capacidade de gerar energia por meio do sol. Na verdade, em países com climas mais frios, os painéis solares operam com a maior eficiência com horas de luz do dia reduzidas.

Meu conselho é utilizar totalmente o potencial dos sistemas sustentáveis ​​de geração de energia para qualquer edifício em muitas partes do mundo.

Desempenho

Os painéis solares podem prosperar no inverno, mesmo com menos horas de luz do dia. As células solares são um semicondutor e, assim como a CPU do computador, a eficiência aumenta à medida que a temperatura diminui.

A maioria dos fabricantes provou a eficácia do painel com vários testes climáticos para garantir que a eficiência de cada painel opere em sua capacidade máxima. Para que um painel seja aprovado para o mercado, ele precisa passar por muitos testes para garantir que os painéis solares possam enfrentar quaisquer condições climáticas severas, incluindo granizo ou neve pesada.

No entanto, certifique-se de pesquisar os produtos comerciais disponíveis em energia solar. Por exemplo, um dos fatores críticos a se levar em consideração é a durabilidade e o recurso de autossuficiência de seus painéis solares; um revestimento frontal adequado pode se limpar enquanto chove, tornando-o mais livre de manutenção e mantendo a eficiência operacional do painel ao remover qualquer resíduo como poeira ou sujeira.

Produção de energia

Dependendo de uma localização exata, a produção anual prevista de luz solar varia. Em média, durante as variações sazonais e ao longo de seu investimento solar de mais de 25 anos, o sistema acumulará energia suficiente para ser usada mesmo em climas mais frios com menor entrada de luz solar.

No entanto, a geração geral de produção de verão produzida é maior do que no inverno, mas os resultados durante dias mais curtos de sol ainda podem ser adequados. Além disso, como a grade do sistema pode fazer backup da energia extra da produção de verão, a perda de luz do dia no inverno geralmente não é crítica devido ao excesso de energia gerada.

Por outro lado, os meses de inverno também podem ser a melhor época para investir em painéis solares para proprietários de edifícios do ponto de vista econômico. Como acontece com indústrias como HVAC, a demanda por instalação de painéis solares costuma atingir seu ponto mais baixo durante o inverno.

Armazenar

Os sistemas de armazenamento de energia nem sempre foram sustentáveis ​​e contribuíram para a extração de gases de efeito estufa. Como resultado, os projetos de armazenamento de energia aumentaram suas pesquisas e a urgência de melhorar seus sistemas para aumentar as iniciativas e soluções verdes.

Para os proprietários de edifícios, é útil saber que eles podem armazenar o excesso de energia gerada e reduzir sua demanda da rede durante os horários de pico. Isso é especialmente útil para que os negócios possam continuar mesmo em dias com menos luz solar.

Alternativas

A energia solar é uma ótima alternativa, principalmente para edifícios como armazéns devido ao aumento do consumo de eletricidade no dia-a-dia; outros tipos de edifícios, como arranha-céus, podem gerar uma grande parte de suas necessidades de energia durante o dia. Existem muitas tecnologias e inovações em energia solar a serem examinadas quando se trata de energia solar.

Mesmo para grandes edifícios comerciais, a geração de energia solar pode reduzir significativamente os custos de serviços públicos e é uma alternativa para reduzir os gases de efeito estufa, especialmente no setor de construção, que é responsável por mais de 40% das emissões de gases de efeito estufa .

Dissipando o mito

Várias décadas de pesquisa mostram que mais energia do que muitos imaginam pode ser obtida do painel durante os dias mais frios. Em última análise, os painéis fotovoltaicos criam energia a partir da radiação solar e não do calor solar. Além disso, novas células solares estão disponíveis para coletar luz visível e UV e infravermelho para contribuir com a geração de eletricidade. Portanto, mesmo em condições climáticas não ideais, tenho visto como isso ainda é mais do que uma fonte de energia renovável viável.

Solar é um recurso abundante com muitas implementações diferentes. O maior de tudo, é uma solução que combate as lutas mais importantes do mundo contra as mudanças climáticas. Meu objetivo pessoal aqui é ajudar as empresas a se tornarem mais informadas sobre as possibilidades dos painéis solares e dissipar os mitos da ineficiência solar em um clima mais frio.

 

FONTE: FORBES

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.