Está no ar a 6ª edição da Revista 3S

O setor fotovoltaico começou o ano a todo vapor no Brasil, com a aprovação do marco legal da geração distribuída (Lei Nº 14.300), trazendo mais segurança e previsibilidade ao setor, e com o alcance da marca de 13 GW de potência solar fotovoltaica instalada, considerando geração centralizada e distribuída.

A Agência Internacional de Energia (IEA) prevê que em 2022 o uso de energia solar pode representar 30% no mundo, uma vez que a distribuição global dos sistemas fotovoltaicos vem crescendo nos últimos anos. A entidade ainda aponta que o uso de carvão representará menos de 20% da demanda global de energia em 2040.

Neste sentido, a Revista 3S busca trazer a você os melhores conteúdos para você ficar bem informado sobre o que há de melhor para o setor fotovoltaico.

Confira a seguir o que você vai encontrar na 6ª edição da Revista 3S:

1. Entrevista: André Gellers

Conversamos com o Country Manager da SMA Brasil sobre a sua trajetória até ocupar o cargo atual e também sobre o planejamento e o futuro da empresa no Brasil.

2. O Projeto de Lei N° 1917/15 e seus impactos no mercado de energia

Neste artigo você encontra informações sobre os aspectos operacionais, mercadológicos e eventuais desafios da abertura do mercado livre de energia, o chamado Ambiente de Contratação Livre – ACL, para a população em geral com atendimento em baixa tensão.

3. Adequação em NR 10 em instalações e os riscos apresentados pelas não conformidades

É notória a importância da adequação da NR 10 nas empresas e como a sua não conformidade pode gerar diversos prejuízos e, neste artigo, são apresentados alguns critérios importantes de aplicação desta norma técnica.

4. Análise e comparação entre processos homologatórios de projetos fotovoltaicos em diversos países

Este artigo tem como objetivo analisar e comparar os processos homologatórios de projetos fotovoltaicos conectados à rede elétrica no Brasil, Estados Unidos (Califórnia) e Chile para instalações residenciais, tomando-as como base a diferença entre cada um dos países em seus processos homologatórios, através de uma revisão bibliográfica contemplando as principais leis, regulamentações e normas técnicas.

5. DPS em sistemas fotovoltaicos

Neste artigo você vai ver um pouco mais sobre o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos), equipamento fundamental para a proteção dos componentes dos sistemas fotovoltaicos, mas que nem sempre recebem a atenção devida.

6. Sistemas agrivoltaicos: A integração entre agricultura e energia solar fotovoltaica

Conheça o conceito dos sistemas agrivoltaicos, bem como as principais características e benefícios que a integração entre agricultura e energia solar pode trazer em função do uso mais eficiente da terra.

7. Marco legal da geração distribuída

Este artigo traz um panorama de como se deu a aprovação do PL 5829/19 e sua conversão na Lei Nº 14.300, além de abordar, de forma objetiva, as inovações que o marco legal da GD traz ao setor.

8. Gestão de projetos e processos para empresas integradoras após o marco legal da geração distribuída

Veja como a implantação de uma boa gestão de projetos e processos se mostra essencial para aumentar a capacidade de atender com excelência as exigências do mercado, cada vez mais competitivo, principalmente após o marco legal da GD, incentivando a busca por aprimoramento da equipe e processos que a empresa está envolvida.

9. Layout de sistema centralizado – Conceito de inversor descentralizado

Qual o melhor layout para uma usina fotovoltaica em grande escala? Seja qual for o desenho, o que importa é a confiabilidade nos produtos e segurança de que a planta entregue os resultados desejados. São descritos neste artigo os principais fatores que influenciam a seleção de um layout centralizado ou descentralizado.

10. Litro de Luz Brasil: Iniciativa de levar iluminação solar acessível à população de baixa renda

Neste artigo você vai conhecer a organização Litro de Luz, que oferece soluções de iluminação com energia sustentável e materiais reaproveitados e também como é feita a abordagem nas comunidades que serão atendidas, até mesmo a eficiência das ações, que incluem quem sofre com a falta de iluminação na própria solução.

Em 2022 queremos que as informações técnicas e científicas do setor fotovoltaico cheguem para mais pessoas e você que acompanha cada edição, nos faz acreditar na infinidade de possibilidades para alcançar ainda mais leitores. Já chegamos em 40 países e em mais de 670 cidades dos 5 continentes e com você, iremos mais longe.

Confira a 6ª edição da Revista 3S e não perca as novidades. Acompanhe as novidades através das nossas redes sociais.

Esse ano vamos inovar ainda mais juntos!

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.