Sistemas de armazenamento para energia solar são regulamentados pelo Inmetro

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aprovou a regulamentação técnica para sistemas de armazenamento para uso em instalações de energia solar. A portaria Nº 140/2022, publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (30/03), ampliou o número de equipamentos fotovoltaicos que passarão a ser avaliados para receber o selo de qualidade e segurança do instituto.

Com a atualização da regulamentação, foram aprimorados requisitos e incluídos mais modelos, incluindo baterias, inversores, módulos e controladores. Entre as novidades, estão os inversores híbridos, utilizados em sistemas on-grid com baterias. Esses equipamentos viabilizam a continuidade do uso da geração fotovoltaica em um momento de interrupção do fornecimento de energia pela rede de distribuição.

Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), essa nova portaria é fundamental para que as regras estejam alinhadas à realidade do setor solar e às necessidades do mercado.

A regulamentação dos sistemas de armazenamento de energia também está incluída na agenda da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em um evento no final de 2021, o diretor-geral da reguladora, André Pepitone, chegou a declarar que “2022 será o ano das baterias.”

Fonte: Portal Solar

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.