WEG, BMW e ENERGY SOURCE desenvolvem sistema inédito para mobilidade elétrica sustentável no Brasil

Recentemente, a multinacional brasileira WEG desenvolveu, em parceria com as gigantes BMW Brasil e Energy Source, um sistema inédito no Brasil para recarga rápida de veículos elétricos, que pode operar conectado ou completamente desconectado da rede de distribuição de energia, utilizando baterias conectadas a painéis solares.

WEG vem reforçando sua estratégia no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a redução das emissões dos gases de efeito estufa e firmando uma série de parcerias para o fornecimento de sistemas de geração solar distribuída e de estações de recarga para veículos elétricos.

O sistema denominado Carport Solar Off-Grid permite a recarga dos veículos elétricos com energia gerada pelo sol e armazenada em baterias de segunda vida, fornecidas pela empresa Energy Source e oriundas dos veículos elétricos da BMW. Quando as baterias estão 100% carregadas, é possível também exportar o excedente da energia solar para a rede elétrica.

Este projeto promove o conceito do sol para a roda (Sun to Wheel) para recarga rápida 100% sustentável dos veículos elétricos, sem o uso da energia da rede elétrica (Off-grid). Com tecnologia nacional, estamos desenvolvendo a infraestrutura necessária para suportar a mobilidade elétrica no Brasil”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

Novas tecnologias irão permitir que veículos elétricos sejam cada vez mais uma realidade global
O Carport Solar Off-Grid, que contou com a participação de equipes multidisciplinares de todas as empresas parceiras, foi instalado no parque fabril da BMW em Araquari/SC.

O futuro da mobilidade premium é sustentável, e o BMW Group apoia o desenvolvimento nacional de novas tecnologias que irão permitir que veículos elétricos sejam cada vez mais uma realidade global”, afirma Vivaldo Chaves, Diretor de Operações do BMW Group Brasil. “Já este ano, teremos cinco modelos totalmente elétricos sendo vendidos no país (BMW i3, iX3, i4, iX e MINI S E) e acreditamos que o Brasil possui excelentes profissionais para liderar a transformação da indústria da mobilidade na região”, complementa o executivo.

“Para nós, da Energy Source, fazer parte de um projeto tão arrojado em parceria com a WEG e a BMW é muito gratificante, nos permitindo disponibilizar todo o nosso know-how e demonstrar ao mercado nacional e internacional a excelência das baterias second-life por nós desenvolvidas, além da infinita gama de possibilidades de aplicação”, comenta David Noronha, CEO da Energy Source.

Fonte: CPG

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.