Antigo lixão da Bahia será transformado em usina solar gigante

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

O antigo lixão em Feira de Santana, na Bahia, que está desativado há anos, poderá ser transformado em uma usina de energia solar. O intuito é produzir energia limpa e renovável para que as atividades dos prédios públicos municipais continuem funcionando. A área está localizada ao lado do atual aterro sanitário, no bairro Nova Esperança, e conta com 22 hectares.

Entidades discutem a necessidade do fechamento oficial do lixão

A possibilidade da construção da usina de energia solar na Bahia foi tratada em reunião na tarde desta quinta-feira (9), com a presença de Pedro Maranhão, Secretário Nacional de Saneamento, que abordou a grande necessidade do fechamento oficial do lixão na Bahia. O secretário foi recebido no Paço Municipal Maria Quitéria por Denilton Brito, secretário municipal de Governo, que esteve presente representando o prefeito Colbert Filho.

De acordo com Pedro Maranhão, o chorume do lixão em Feira de Santana, na Bahia, gera danos ao solo que, a longo prazo, podem contaminar o lençol freático. Será feito um acordo de cooperação técnica para finalizar o lixão da forma correta, podendo dar origem a uma usina de energia solar.

Segundo Brito é muito gratificante receber a visita do secretário no município. Também estiveram presentes no encontro os secretários municipais Sebastião Cunha, de Desenvolvimento Econômico; Carlos Brito, de Planejamento; João Vianey, superintendente de Operações e Manutenção; além do procurador do Município, Carlos Alberto Moura Pinho, e o presidente da Sustentare, Adilson Martins.

Feira de Santana coleta 71 mil toneladas de lixo

De acordo com dados divulgados pelo município, apenas nos três primeiros meses do último ano foram recolhidas cerca de 71 mil toneladas de lixo em Feira de Santana, na Bahia. Os cálculos vieram de João Marcelo Gomes, diretor do Departamento de Limpeza Pública da SESP.

Neste período, foram elaborados mutirões de limpeza em vários bairros, além de manutenção nas principais avenidas da cidade e também em residenciais do programa “Minha Casa, Minha Vida” e em canais de macrodrenagem.

Na época, Eli Ribeiro, secretário de Serviços Públicos, afirmou que o departamento vem atuando diariamente desenvolver uma cidade limpa, dando prioridade ao bem-estar da população. O bairro de Santa Mônica também recebeu o mutirão de limpeza e a ação Bota Fora.

Bahia recebe investimentos milionários para expansão do mercado de energia solar

Em 2020, a RMB inaugurou em Feira de Santana, na Bahia, uma usina de energia solar que recebeu um investimento no valor de R$ 1 milhão. Ao todo, a usina solar conta com 1,6 mil metros quadrados de placas fotovoltaicas com capacidade de produção de 180 mil kilowatts por ano.

O retorno do investimento virá em 2025, gerando uma economia de R$ 8 mil mensais na sua tarifa energética. Segundo a empresa, além do aspecto econômico, a usina de energia solar também foca na sustentabilidade e na redução na emissão de poluentes.

É importante ressaltar que a Bahia detém a liderança em geração de energia solar, além de ser muito engajada nesta categoria de geração. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o panorama de energia solar no estado conta com 25% das usinas solares do país, sendo portanto líder nacional em geração de fonte energética desta fonte.

Devido à alta incidência solar por conta da latitude, seu clima tropical é predominante com temperaturas elevadas, ultrapassando os 30 °C em sua média anual.

Fonte: CPG

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.