EDP Renováveis compra 70% da alemã Kronos Solar por € 250 mi

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

A EDP Renováveis fechou um acordo de € 250 milhões para aquisição da participação acionária de 70% na Kronos Solar Projects GmbH, empresa de desenvolvimento de projetos fotovoltaicos baseada na Alemanha e atualmente detida pelos seus fundadores, que manterão uma participação de 30% e continuarão envolvidos na gestão diária do negócio.

A Kronos possui um histórico de mais de 1,4 GW em 80 projetos instalados e um portfólio de 9,4 GW em diferentes fases de desenvolvimento, localizados na Alemanha (4,5 GW), França (2,7 GW), Países Baixos (1,2 GW) e Reino Unido (0,9 GW). Do montante do pipeline em desenvolvimento, 200 MW estão prontos para construção.

O valor a ser pago na data da conclusão do negócio, sujeito a condições precedentes, regulatórias e outras habituais para um processo desta natureza, poderá ter uma taxa de sucesso adicional a ser quitada durante 2023-28, que estará dependente da capacidade solar entregue pela companhia adquirida no mesmo período.

A operação também inclui uma call/put option nos outros 30% de participação minoritária, exercível de 2028 em diante, com o preço da opção a ser definido pelo estado dos projetos renováveis em desenvolvimento da empresa à data.

EDPR na Alemanha e Países Baixos

Com a efetivação do negócio a EDPR passa a entrar no mercado alemão e dos Países Baixos, que se beneficiam de objetivos ligados às renováveis, dado o aumento da importância da segurança na entrega de energia e da sua independência, sobretudo após a guerra na Ucrânia. A Alemanha representa cerca de 50% do portfólio de desenvolvimento solar adquirido, tendo seu governo anunciado recentemente o Easter Package, com metas ambiciosas de capacidade renovável, como 360 GW instalados até 2030.

Para alcançar o objetivo o país está empenhado em construir 155 GW de capacidade solar, representando perto de 40% das adições na fonte na União Europeia, tornando-a um dos maiores mercados fotovoltaicos no mundo, assim como um dos mercados com crescimento mais acelerado.

Adicionalmente, os novos movimentos criam oportunidades da EDPR de se expandir, não apenas em solar, como também em outras tecnologias, por meio da hibridização e o novo pipeline eólico, assim como em hidrogênio e outras baterias.

Fonte: Canal Energia

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros

De: Coletivo Lift Para: Mundo

Copyright © 2021. All rights reserved.