Brasil deve adicionar 70 GW de energia renovável entre 2022 e 2027

Estimativa da Irena mostra que País responderá por mais da metade do crescimento do setor na América Latina no período.

Brasil deve adicionar 70 GW de energia renovável entre 2022 e 2027

Recentes

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

O Brasil deve adicionar 70 GW de energia renovável entre 2022 e 2027, com a solar fotovoltaica e a eólica respondendo pela maior parte da nova capacidade, mostra estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Dessa forma, o País responderá por mais da metade do crescimento do setor na América Latina no período.

Mais de 20 GW de nova capacidade em geração solar distribuída (GD) devem ser acrescentados no Brasil ao longo desses cinco anos. O relatório espera que, com as novas regras tarifárias do Marco Legal da GD, ocorra uma desaceleração no volume de instalações entre 2024-2027. Ainda assim, o mercado deve apresentar crescimento médio de 2.5 GW por ano, com a tecnologia seguindo atrativa apesar da menor remuneração.

Para projetos de geração solar centralizada e eólica onshore, a demanda do mercado livre é o principal condutor do crescimento, complementado por leilões de energia. A Irena prevê uma aceleração nas instalações em 2023, em antecipação ao fim do desconto nas tarifas de uso dos sistemas de distribuição e de transmissão (TUSD/TUST).

Fonte: Portal Solar

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Mais Lidas