A inovação é uma das áreas mais importantes para manter uma empresa competitiva, independente do setor, à longo e curto prazo.
A palavra “inovar” tem origem do latim innovare (renovar, mudar) e também na conjugação de in (em) e novus (novo, recente), caracterizando o feito de tornar novo algo já pré-concebido ou existente, ou seja, remete a ideia de melhorar ou substituir algo, como um produto, processo ou serviço.
A inovação é uma das áreas mais importantes para manter uma empresa competitiva, independente do setor, à longo e curto prazo. Todo empresário e executivo deve saber que estar em constante processo de inovação é essencial para a saúde do seu negócio. Em um mundo em constante transformação, insistir em continuar praticando sempre as mesmas ações e esperar resultados diferentes é estar preso ao passado.
Inovação é sinônimo de sucesso, e implementar conceitos poderosos em seu negócio para mantê-lo atualizado. Estar preparado para aproveitar as oportunidades de fomento é imprescindível. Um projeto de inovação, contribui para a solução de problemas, transforma ideias e oportunidades em ações. Na prática, trata-se de executar ideias inovadoras que permitam alcançar um mesmo objetivo de maneira mais eficiente, assertiva e produtiva.
Anualmente, a Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria de gestão dos EUA, realiza uma análise de inovação de empresas globais. O relatório faz uma análise sobre os fatores que levam à inovação e quais são as 50 empresas mais inovadoras do mundo.
Tabela 1 – Relação entre maiores empresas e as que mais investem em inovação
Como pode ser visto na Tabela, algumas das maiores empresas do mundo estão entre as que mais inovam. A lista de inovação é dominada por empresas de tecnologia, no entanto, muitas empresas do ramo farmacêutico obtiveram destaque, devido aos grandes investimentos feitos durante o período de pandemia.
Segundo o estudo, 75% das empresas globais apontaram que a inovação é uma prioridade, embora somente metade esteja realmente investindo na área, ou seja, apesar de priorizar ser um passo importante, não é o bastante para causar impacto real nos resultados da empresa. Somente 20% das empresas analisadas conseguem avançar com a inovação e causar um impacto real.
Mas como ter um processo de inovação bem-sucedido? O primeiro passo, com certeza, é definir a inovação como uma prioridade, direcionando recursos e talentos para o setor, para, finalmente, transformar todos os investimentos em resultados concretos.
De acordo com relatório do MCTI, foram investidos cerca de R$ 89,5 bilhões no setor de ciência e tecnologia, valor que responde por apenas 1,21% do PIB, apesar de ter mantido o aumento nos investimentos, que vem ocorrendo desde 2017. A título de comparação, países como Alemanha e EUA investiram mais de 3% do PIB no mesmo ano. Na Figura 1 são apresentados os valores investidos em P&D por alguns países.
No Brasil, em 2020, quase 90% das médias e grandes empresas custearam, com recursos privados, as iniciativas de inovação. Das 196 empresas participantes da pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), apenas 10% utilizaram linhas de financiamento público à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Pensando nisso, a 3S – Solar Sustainable Solutions está lançando o curso “Fomento a Projetos de Inovação na Prática”, com o objetivo de acelerar o processo de inovação na sua empresa de forma prática, além de apresentar diferentes estratégias e formas para captar recursos financeiros para tirar seus projetos inovadores do papel, gerando valor ao seu negócio.
Este curso é voltado para quem tem consciência da importância da inovação e deseja aprender a elaborar e captar recursos financeiros para seus projetos de inovação. Com carga horária de 18 horas, o curso consiste em uma imersão de dois dias e vai ser realizado em Criciúma/SC. Entre em contato pelo e-mail contato@energia3s.com.br e saiba como potencializar seu negócio.