Pernambuco está se destacando no cenário nacional com um investimento acumulado de mais de R$ 4,2 bilhões na geração de energia solar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Estado tem aproveitado ao máximo a luz do sol, com instalações em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
Recentemente, Pernambuco ultrapassou a marca de 830,4 megawatts (MW) de potência instalada de energia solar, representada nas mais de 77,3 mil conexões solares em residências e empresas, abastecendo mais de 135,4 mil unidades consumidoras na região. A Absolar destaca que a geração de energia solar já criou mais de 24,9 mil empregos no Estado e contribuiu com mais de R$ 1 bilhão para os cofres públicos.
Luzer Oliveira, coordenador estadual da Absolar em Pernambuco, vê um grande potencial para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado a partir da energia solar. Ele acredita que, com políticas públicas adequadas e incentivos, “Pernambuco pode assumir uma posição de liderança no país”.
Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar, reforça que o crescimento da geração de energia solar tem um impacto positivo no Brasil. Ele destaca que “a energia solar pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento do país, com potencial para ser utilizada em programas sociais e prédios públicos, reduzindo os gastos governamentais com energia elétrica e liberando mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira”.
Fonte: Carlos Britto