Produção de packs de baterias da WEG mira mercado de ônibus elétricos

Companhia investirá R$ 100 milhões até 2024 para expandir capacidade de fabricação de equipamentos de armazenamento de energia.

A WEG indicou que a expansão na capacidade produtiva de packs de bateria de lítio mira o mercado de veículos pesados, em especial o segmento de ônibus elétricos. Em fevereiro, a companhia anunciou um investimento de R$ 100 milhões até 2024 no parque fabril de Jaraguá do Sul (SC).

Conforme o diretor de finanças e relações com investidores da WEG, André Salgueiro, o setor mostra perspectiva de desenvolvimento no País. “O foco principal é o mercado de mobilidade elétrica, especialmente de ônibus elétricos, que tende a se desenvolver no Brasil nos próximos anos”, declarou o executivo, durante teleconferência para investidores realizada na última quinta-feira (27/04).

Ele também detalhou que a tecnologia poderá ser utilizada no desenvolvimento de baterias para projetos estacionários de armazenamento de energia. “Temos essas duas frentes. É um negócio relativamente novo que tem tudo para se desenvolver ao longo dos próximos anos.”

Salgueiro revelou que a WEG não intenção de produzir células de baterias. “Vamos comprar no mercado. Não podemos abrir o nome dos parceiros comerciais, por razões contratuais, mas são players da Ásia, eventualmente da Coreia do Sul ou da China. Fazemos o pack, que é basicamente colocar essas células num pacote, com toda parte de cabeamento, ligação eletrônica e sistema de ventilação, entregando uma solução completa para nossos clientes.”

O executivo ainda destacou que os powetrains desenvolvidos pela companhia também focam o segmento de veículos pesados. “Nesse mercado ocorre maior terceirização na produção de componentes. Temos uma pareceria de longa data com a MAN para o desenvolvimento do e-Delivery e recentemente firmados acordos para ônibus elétricos no Brasil.”

Fonte: Portal Solar

Mais Lidas