Vila movida 100% a energia solar está ajudando a tirar sua população da situação de pobreza

Modhera se tornou 100% autossustentável do ponto de vista energético. Tudo na vila – das casas e estabelecimentos comerciais à iluminação e serviços públicos, como escola e hospital – funciona por meio de energia solar e ainda sobra.

Vila movida 100% a energia solar está ajudando a tirar sua população da situação de pobreza

Recentes

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

Segunda maior população do planeta, a Índia é também um dos países que mais produz eletricidade no mundo, mas… Mais de 75% dessa eletricidade é proveniente do carvão.

A matriz energética extremamente poluente é um problema por lá. E não só! A nação também enfrenta o desafio da pobreza: mais de um terço dos indianos vive em situação de miséria.

E se uma iniciativa pudesse, ao mesmo tempo, resolver essas duas questões? Pois a vila rural de Modhera, localizada no interior do Estado de Gujarat, que abriga pouco mais de 6 mil pessoas, tornou essa possibilidade em uma realidade – e virou case internacional por isso.

Em uma iniciativa que envolveu os governos local e federal, o lugar se tornou a primeira vila 100% movida a energia solar do país e, além de aposentar o carvão como fonte de energia, está ajudando a tirar a população da pobreza.

O projeto instalou sistemas solares em mais de 80% das casas da vila e ainda construiu uma usina solar com 6MW de capacidade de geração de energia fotovoltaica, conectada a um sistema de armazenamento por bateria que tem capacidade de guardar até 15MW de eletricidade.

Na prática, Modhera se tornou 100% autossustentável do ponto de vista energético. Tudo na vila – das casas e estabelecimentos comerciais à iluminação e serviços públicos, como escola e hospital – funciona por meio de energia solar e ainda sobra. Com isso, a população não só teve sua conta de luz zerada como também pode passar a vender de volta para a rede a energia excedente que é produzida em suas casas, o que está ajudando muita gente por lá a sair da situação de pobreza.

O projeto-piloto virou tão referência que, numa visita de apenas 2 dias à Índia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez questão de conhecer a vila de Modhera e foi só elogios ao lugar. “A energia solar está transformando a vida das pessoas desta vila, tornando-a mais saudável, dando-lhes mais prosperidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para resgatar nosso planeta das mudanças climáticas que ainda estão sem controle”, disse ele, que declarou ainda que a iniciativa tem potencial para inspirar muitos outros projetos semelhantes por todo o mundo.

Fonte: The Greenest Post

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Mais Lidas