O Brasil atingiu a marca de 2 milhões de sistemas residenciais de energia solar, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As instalações fotovoltaicas nesse mercado somam 13,8 GW e beneficiam mais de 2,5 milhão de consumidores que aderiram ao segmento de geração distribuída (GD).
A maior parte desse montante corresponde a instalações na própria unidade de consumo, geralmente no telhado da residência. Essa modalidade soma 1,6 milhão de instalações no país e 10,9 GW de capacidade instalada.
Também estão incluídas no levantamento as demais modalidades de GD solar residencial:
Autoconsumo remoto: permite que um imóvel faça uso da energia solar gerada em outro, desde que ambos estejam na área de concessão da mesma distribuidora de energia elétrica. Essa modalidade conta com 318 mil sistemas fotovoltaicos, 807 mil consumidores e 2,8 GW de capacidade instalada no país.
Geração compartilhada: permite o compartilhamento de energia de um sistema fotovoltaico entre dois ou mais consumidores, com a condição de que todos os participantes estejam na mesma área de concessão. Essa modalidade conta com 5 mil instalações, 38 mil consumidores e 62 MW de capacidade instalada no Brasil.
Múltiplas unidades de consumo: permite que diversos consumidores façam uso de um sistema fotovoltaico instalado no próprio local de consumo. Nesse caso, estamos falando de energia solar instalada em um condomínio residencial. Essa modalidade conta com 311 sistemas, 9,5 mil consumidores e 1 MW de capacidade instalada.
Ranking por estados
São Paulo conta com o maior mercado de energia solar residencial do Brasil, com mais de 340 mil instalações, resultando em uma potência de 2 GW. O estado contabiliza 303 mil consumidores residenciais beneficiados por instalações fotovoltaicas.
Estados do brasil com maior número de sistemas de energia solar residenciais:
1.São Paulo: 342 mil
2.Rio Grande do Sul: 229 mil
3.Minas Gerais: 204 mil
4.Paraná: 140 mil
5.Bahia: 111 mil
6.Rio de Janeiro: 106 mil
7.Mato Grosso: 99 mil
8.Goiás: 85 mil
9.Santa Catarina: 81 mil
10.Mato Grosso do Sul: 79 mil
Geração distribuída
O mercado de GD solar brasileiro totaliza 28 GW de capacidade instalada, com 2,5 milhões de sistemas fotovoltaicos que beneficiam 3,6 milhões de consumidores, a maioria deles residenciais. As demais classes de consumo são a comercial, rural, industrial e instalações públicas.
A classe comercial conta com 268 mil sistemas fotovoltaicos, 634 mil consumidores e 8,2 GW de capacidade instalada. Em seguida, vem a classe rural, com 220 mil sistemas, 379 mil consumidores e 4 GW. A classe industrial soma 40 mil instalações, 80 mil consumidores e 2 GW de potência.
Fonte: Portal Solar