Brasil pode virar potência em energia renovável na próxima década

O Brasil poderá responder por 50% do crescimento, se tornando uma potência mundial em energia renovável, segundo presidente global da Enel.

Brasil pode virar potência em energia renovável na próxima década

Recentes

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

A avaliação é do presidente global da Enel, Francesco Starace. Segundo o executivo, o país estaria “subrepresentado” atualmente, mas na próxima década poderá responder por metade do crescimento da energia renovável. Os argumentos para o crescimento são os vários projetos de energia limpa em andamento e os estimados para o futuro, incluindo geração eólica e solar, além de outras fontes. No caso da própria Enel, 40% do crescimento de energia renovável do grupo vem de projetos ativados no país. Diferente de outras nações, que estão esgotando seus espaços físicos para iniciativas renováveis, o Brasil tem espaço para instalar mais projetos pela dimensão geográfica.

Os dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) confirmam que o Brasil vem trabalhando forte nessa área. Com mais de 1 milhão de vagas de empregos em energias renováveis, o país é um dos maiores criadores de empregos no segmento e as oportunidades são cada vez maiores pela estimativa da agência. Atrás somente da China, o Brasil tem aberto vagas em setores relacionados às áreas de biocombustíveis, energia hidrelétrica, eólica e solar, além de biomassa e biogás. Desde 2018, o país tem o maior número de empregos em energia renovável na América Latina.

A consultoria EY também destaca o crescimento do país em fontes renováveis. No início de 2020, o Brasil subiu 3 posições no ranking EY Renewable Energy Country Attractiveness Index (RECAI), saltando do 19º para o 16º lugar. Atualmente, o país já ocupa o 9º lugar. O RECAI classifica os 40 maiores mercados do mundo em termos de atratividade de seus investimentos em energia renovável e oportunidades de implantação, uma parte fundamental da transição energética.

A Climate Scorecard, organização não-governamental que monitora as mudanças climáticas globais, também destaca o perfil do país. A entidade lembra que O setor de energia no Brasil garante 97% da eletricidade confiável das residências do país, cuja rede é composta por quase 80% de fontes renováveis. “Ao olhar para o perfil energético do Brasil nas últimas décadas, fica claro que grande parte de seus recursos renováveis vem de biocombustíveis e hidrelétricas”, ressalta a entidade. Como as fontes renováveis representam quase 45% da demanda de energia primária do Brasil, elas contribuem para tornar o setor energético um dos menos intensivos em carbono do mundo.

Fonte: Além da energia

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Mais Lidas