Cemig SIM lança selo de energia renovável

Certificado reconhece os atributos ambientais do cliente no que diz respeito à geração e ao consumo sustentável.

Cemig SIM lança selo de energia renovável

Recentes

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

Foi lançado, em cerimônia na sede da Câmara de Diretores Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), no hipercentro da Capital, o Certificado de Energia Renovável Cemig SIM (Cemig SIM REC). O título ratifica os atributos ambientais de empresas e instituições, por meio da rastreabilidade da origem de energia 100% limpa e renovável.

De acordo com o diretor de Marketing, Sucesso do Cliente e Cultura da Cemig SIM, Lucas Souto, os critérios do Cemig SIM REC seguem as premissas do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG – GreenHouse Gases), criado em 2008, que define as ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

“A partir do momento que conseguimos rastrear a origem da energia dos nossos clientes, podemos garantir que essa energia é proveniente de uma fonte de energia limpa. Agora, o cliente Cemig SIM, de forma digital, vai ter rastreabilidade. Ele vai conseguir saber a quantidade de CO2 que economizou, a quantidade de energia consumida e ter a certeza de que é originada de uma fonte limpa. Com isso, o cliente ganha fortalecimento de marca, isenções fiscais e também passa a contribuir para a sociedade e o planeta como um todo, mitigando a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera e contribuindo para a redução do aquecimento global”, explica Souto.

Na mesma ocasião também foi lançado o Selo de Energia Limpa Cemig Sim, que pode ser aplicado em embalagens, rótulos de produtos e em toda a comunicação da empresa parceira. O selo de sustentabilidade possibilita um posicionamento de consciência ecológica, além de mostrar um diferencial competitivo perante concorrentes, o que gera percepção de valor para clientes e público-alvo.

Segundo o gestor do projeto, Tomas Soares, o Cemig SIM REC é dedicado aos clientes que já fazem uso da energia renovável há mais de 12 meses, o que torna a ação rastreável. Já o Selo é para os clientes – pessoas físicas e jurídicas – que ainda não completaram esse tempo.

“O Cemig SIM REC é um certificado que diz respeito a uma energia já produzida e consumida no processo produtivo, então é para clientes com mais de 12 meses de geração de energia solar. Já o Selo de Energia Limpa é para qualquer cliente Cemig SIM que queira aplicar em suas embalagens, pontos de venda, mostrando para o seu público-alvo que ele produz e utiliza energia 100% limpa e renovável em seu processo produtivo”, afirma Soares.

A Cemig SIM está completando três anos. Até aqui, a geração de energia solar da SIM já evitou que mais de 25 mil toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera, desde o início das atividades da empresa, em 2019.

Para o CEO da Cemig SIM, Danilo Gusmão, esse é um momento em que a empresa pode comemorar não só ganhos financeiros, mas também ganhos em reputação com empresas que estão preocupadas com o futuro.

A empresa soma mais de 6 mil clientes e 21 usinas solares em 14 municípios mineiros. Em 2021, a Cemig SIM registrou 41% de crescimento em sua carteira de clientes, proporcionando à sua base uma redução de mais de R$ 38 milhões na tarifa de energia. Este ano, o incremento no número de clientes já é de 16%. O plano estratégico da empresa prevê R$ 1 bilhão investidos até 2025.

“A Cemig SIM quer fazer parte desse movimento, apoiando os empreendedores mineiros, levando desenvolvimento sustentável para todos os cantos do Estado. O título constitui valor a todas as organizações certificadas, principalmente, para aquelas que estão comprometidas com a agenda ESG, uma vez que a rastreabilidade permite zerar as emissões CO2 vinculadas ao consumo de energia”, destaca Gusmão.

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Mais Lidas