Com avanço das renováveis, empregos no setor de energia retomam patamares pré-pandemia

Postos de trabalhos relacionados à geração limpa já respondem por mais da metade do mercado; ocupações no mercado de óleo e gás enfrentam declínio.

Com avanço das renováveis, empregos no setor de energia retomam patamares pré-pandemia

Recentes

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

Impulsionado pelas renováveis, o número de empregos no setor de energia global superou os patamares anteriores à pandemia de Covid-19, indica estudo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). Já o mercado de óleo e gás, que sofreu um dos maiores declínios em postos de trabalho, ainda não se recuperou dos efeitos da crise sanitária.

Conforme o relatório, as renováveis já respondem por mais da metade dos empregos do setor de energia, com quase dois terços dos trabalhadores envolvidos na construção de novos projetos e na fabricação de tecnologias.

Os postos de trabalho no setor de energia ultrapassam 65 milhões, cerca de 2% da força de trabalho mundial. Mais da metade desses trabalhadores estão na região da Ásia-Pacífico, com 30% do mercado total somente na China.

Projeções

Em todos os cenários previstos pela IEA, as contratações no setor de renováveis deverão expandir, compensando a queda de empregos no mercado de combustíveis fósseis. No horizonte de neutralidade de emissões em 2050, 14 milhões de novos postos de trabalhos serão criados no segmento de geração limpa até 2030.

Além disso, 16 milhões de pessoas serão realocadas para novas funções relacionadas a geração limpa. A agência destaca que 45% dos empregos nesse segmento são ocupações de alta qualificação, contra apenas 25% na economia como um todo.

Fonte: Portal Solar

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Mais Lidas