A Águas do Rio, concessionária da empresa de saneamento Aegea, concluiu a contratação de um projeto de energia solar com a Elera Renováveis. O acordo prevê a locação de dois lotes do parque fotovoltaico de Janaúba, que possui uma potência total instalada de 1,2 GWp, o suficiente para atender mais de 1 milhão de pessoas, e ocupa uma área de 3 mil hectares com 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos.
A expectativa é de que o projeto atenda, a partir de 2024, todo o consumo de energia elétrica da Águas do Rio negociado em mercado livre de energia, representando cerca de 75% do total. A Águas do Rio ocupará uma potência equivalente a 120MWp, aproximadamente 10% de todo o complexo.
A meta da concessionária é, até o segundo semestre de 2024, reduzir o gasto em 10% de energia elétrica em toda a operação. “Iniciativas como esta reforçam o comprometimento da Aegea com a eficiência energética e a sustentabilidade, contribuindo para um sistema de saneamento mais eficaz e ambientalmente consciente”, comentou o gerente de gestão de energia e eficiência energética da Aegea, Emerson Rocha.
“Hoje, o setor de saneamento é um dos grandes consumidores de energia elétrica no Brasil. Este é mais um passo de um trabalho consistente da companhia e com ações estruturadas para evoluir na eficiência das contratações no mercado livre de energia”, completou.
Para o vice-presidente comercial e de novos negócios da Elera, Carlos Guerra, o complexo solar de Janaúba é um marco para o setor de energias renováveis e parcerias como a da Águas do Rio reforçam o compromisso da empresa com a agenda de transição energética sustentável.
Fonte: Portal Solar