Energia solar é a fonte renovável que mais emprega mulheres no mundo

Setor fotovoltaico lidera indústria de geração limpa em número de postos de trabalho e em equilíbrio de gênero, mostra pesquisa da IRENA.

Energia solar é a fonte renovável que mais emprega mulheres no mundo

Recentes

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

A energia solar fotovoltaica é a fonte renovável que mais emprega mulheres no mundo, mostra relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês). Com 4,3 milhões de postos de trabalho, o setor lidera a indústria de geração limpa em número total e em equilíbrio de gênero, com 40% da mão-de-obra do sexo feminino.

Essa fatia é quase o dobro da energia eólica (21%) e do setor de óleo e gás (22%). Também supera o percentual médio de mulheres empregadas em todo o mercado de renováveis, que é de 32%.

O levantamento indica que as mulheres têm mais espaço na fabricação de equipamentos de energia solar fotovoltaica, representando 47% da força de trabalho. Fornecedores de serviços e desenvolvedores vêm na sequência, com 39% e 37%, respectivamente, enquanto o percentual é bem mais baixo entre instaladores, com apenas 12%.

A Irena alerta para a necessidade de mais igualdade de oportunidades para mulheres em posições de ciência, tecnologia e engenharia, onde a representatividade é de cerca de 38%. Além disso, há muito espaço para crescimento em papeis de tomada de decisão, onde profissionais do sexo feminino ocupam 30% dos cargos gerenciais e apenas 13% na alta administração da indústria solar fotovoltaica.

Fonte: Portal Solar

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Mais Lidas