O Relatório Anual de 2023 sobre Energia Renovável e Empregos, da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima que o setor de energia renovável empregava 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo em 2022, um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior. A energia solar foi o setor de energia renovável que mais cresceu em termos de empregos, com 4,3 milhões de empregados, seguida pela energia eólica, com 3,6 milhões de empregados.
O relatório também destaca que a transição energética para as energias renováveis está criando novos empregos em todo o mundo, em uma variedade de setores, incluindo instalação e manutenção, fabricação de componentes, engenharia e pesquisa e desenvolvimento. Os empregos em energia renovável também são mais distribuídos geograficamente do que os empregos em combustíveis fósseis, o que significa que eles podem ajudar a reduzir as desigualdades regionais.
O relatório conclui que a transição energética para as energias renováveis é uma oportunidade importante para criar milhões de novos empregos em todo o mundo. No entanto, para maximizar os benefícios do emprego da transição energética, é importante que os governos adotem políticas que apoiem o desenvolvimento do setor de energias renováveis e que invistam em treinamento e capacitação da força de trabalho.
Em um cenário ambicioso de transição energética com investimentos antecipados, o setor de energia renovável deve empregar 38,2 milhões de pessoas a mais até 2030. No entanto, esse número pode chegar a 139 milhões, incluindo mais de 74 milhões em eficiência energética, veículos elétricos, sistemas de energia/flexibilidade e hidrogênio.
Fonte: Cidade Verde