Governo federal lança incentivo à energia solar no Minha Casa, Minha Vida

Iniciativa prevê R$ 3 bilhões para a instalação de sistemas fotovoltaicos nas moradias contempladas no programa habitacional

O governo federal anunciou o lançamento do “Luz Para Todos Minha Casa, Minha Vida”, que destinará R$ 3 bilhões para a instalação de sistemas de energia solar nas moradias contempladas no programa habitacional. O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e das Cidades, Jader Filho, na última sexta-feira (28/06).

Os recursos sairão do Orçamento Geral da União para viabilizar, num primeiro momento, o uso da tecnologia renovável em 500 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida. O incentivo era previsto na lei que recriou o programa habitacional, sancionada em julho do ano passado.

Na avaliação da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a medida representa um grande avanço para a democratização do acesso à energia elétrica limpa, renovável e competitiva para os consumidores de baixa renda, bem como aliviarão o orçamento dos mais pobres e ainda vão contribuir para fortalecer a transição energética no país.

Para o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, a medida é um pleito histórico da entidade junto às autoridades públicas. “A geração própria solar no Programa Minha Casa, Minha Vida fortalece e democratiza o uso de fontes renováveis no país.”

“Ao mesmo tempo, traz mais investimentos, mais empregos verdes e mais renda aos trabalhadores, aquecendo a economia local, reduzindo impactos ambientais e aumentando a conscientização ambiental da população”, apontou Koloszuk.

Já o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, destacou que a inclusão de sistemas fotovoltaicos no programa proporciona uma redução de até 70% na conta de luz dos beneficiados, aliviando o orçamento da população mais vulnerável economicamente.

“Cada real que uma família de baixa renda deixar de gastar para pagar a conta de luz no final do mês poderá ser usado para melhorar sua alimentação, saúde, educação, transporte e qualidade de vida”, destacou o dirigente.

“Isso faz muita diferença na vida das pessoas, especialmente de quem ganha menos, pois cada real conta. Por isso, a inclusão da geração própria solar no Minha Casa, Minha Vida é um grande avanço em prol de mais equilíbrio e justiça social no País”, concluiu Sauaia.

Fonte: Portal Solar

Mais Lidas