Hidrogênio verde do Piauí receberá financiamento europeu

Iniciativa da União Europeia destinará 2 bilhões de euros para produção de hidrogênio no Brasil; projeto no Piauí receberá parte do aporte.

RIO — A presidente da Comissão Europeia confirmou, nesta segunda (20/11), o aporte de 2 bilhões de euros para financiar a produção de hidrogênio verde no Brasil. Parte dos recursos serão destinados a um projeto da Green Energy Park, no Piauí, comunicou Ursula Von der Leyen após uma conversa por telefone com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Juntamente com o presidente Lula anunciamos o apoio da União Europeia à construção de um dos maiores projetos de hidrogênio do mundo, no estado brasileiro do Piauí”, disse Ursula, durante a Semana Europeia do Hidrogênio

“Faz parte de um investimento de dois bilhões de euros do Global Gateway na cadeia de valor do hidrogênio no Brasil”, completou.

A iniciativa Global Gateway direciona investimentos da UE em projetos de infraestruturas ao redor do mundo, visando, entre outros objetivos, a garantia de suprimento energético para o continente. Esse é o primeiro anúncio da iniciativa para a produção de hidrogênio verde no Brasil.

Também foram anunciados investimentos no Cazaquistão, Austrália e Omã. Outros projetos já haviam sido indicados no Egito, Quênia, Namíbia e Chile.

H2 brasileiro vai abastecer indústria no sudeste europeu

Em outubro, a empresa europeia Green Energy Park assinou um memorando de entendimento com o Governo do Piauí, para instalação de uma unidade produtora de hidrogênio verde.

O projeto terá capacidade de produzir 10 GW de hidrogênio limpo e amônia, que serão enviados para a ilha de Krk, na Croácia. A partir daí, o hidrogênio deverá abastecer consumidores industriais no Sudeste da Europa.

Na última quinta (16/11), o governador piauiense, Rafael Fonteles (PT) assinou a licença ambiental prévia para implantação do projeto da Green Energy Park e do grupo espanhol Solatio. No total, devem ser investidos R$ 100 bilhões em ambos empreendimentos.

A ideia é que eles sejam instalados na Zona de Processamento de Exportação do Parnaíba, e a produção de hidrogênio e amônia seja escoada pelo futuro Porto de Luís Correia, ainda em construção.

Banco Europeu de Hidrogênio
Ursula Von der Leyen também destacou a importância de ampliar a atuação do Banco Europeu de Hidrogênio para países estratégicos, como o Brasil.

“Estamos trabalhando também na vertente internacional do Banco Europeu de Hidrogênio. Isto garantirá importações diversificadas de hidrogênio renovável de fornecedores confiáveis”.

Segundo a líder europeia, esta semana será lançado o primeiro leilão do Banco Europeu de Hidrogênio, com 800 milhões de euros para financiamento de projetos. Uma segunda rodada de leilões deve ocorrer no próximo ano.

“Na primavera de 2024, lançaremos a segunda rodada de leilões, atingindo um valor total de três bilhões de euros”.

Fonte: Epbr

Mais Lidas