Inauguração do Sistema de Energia Solar da AMAC em Duque de Caxias

Com a instalação do Sistema de Energia Solar, a AMAC alcançará objetivos que vão além da economia na conta de luz, como por exemplo, viabilizar aulas de reforço escolar para jovens.

Neste domingo, 17/09/2023, foi realizada a inauguração do Sistema de Energia Solar da Associação Mulheres com Atitude e Compromisso Social (AMAC), que fica localizada no bairro Vila Alzira em Duque de Caxias. A associação foi fundada há 13 anos com o objetivo de lutar pelo direito das mulheres e contra a violência doméstica.

“Hoje é um dia muito especial, pois ontem (16/09) a gente [a AMAC] completou 13 anos de existência, e hoje é o dia da comemoração. E nada mais bonito do que comemorar com a inauguração das placas solares.” — Nill Santos, fundadora e presidente da AMAC.

Com a instalação do Sistema de Energia Solar, a AMAC alcançará objetivos que vão além da economia na conta de luz, como por exemplo, viabilizar aulas de reforço escolar para jovens -podendo ligar o ar-condicionado-, capacitação e geração de renda local com autonomia para operar e manter o sistema de energia solar e promover o desenvolvimento sustentável do território.

“Em comunidade, a gente fica imaginando que seria impossível, mas não é! Porque nós estamos aí na luta, na guerra, conheci pessoas maravilhosas que estão aí no mesmo objetivo de melhorar o mundo com essa energia limpa e mostrando que a gente pode realmente chegar lá.” – Edize Maria Santos, instaladora solar capacitada durante o projeto, participante da instalação.

O projeto foi realizado pela Rede Favela Sustentável (rede metropolitana de mobilizadores de favelas, da qual a AMAC faz parte, que busca por soluções socioambientais para os desafios dos territórios das comunidades), em parceria com a Solarize (coordenação técnica do projeto e capacitação de instaladores locais) e com a Revolusolar, responsável por conduzir um mini curso de formação de lideranças de favelas do Rio de Janeiro em elaboração de projetos de energia solar social, para que possam replicar a experiência em seus territórios. O mini curso foi disponibilizado para 20 mobilizadores de outras favelas da RFS (Rede Favela Sustentável) que estiveram presentes na AMAC para acompanhar o processo de instalação e levar o conhecimento de volta para os seus territórios em busca de promover o protagonismo de instituições locais e o desenvolvimento sustentável.

“Essa metodologia que a gente foi criando a partir de vários projetos em parceria com a Solarize, e agora com a Rede Favela Sustentável e a AMAC, é baseada nessa união. Não é só botar a placa: é capacitar, é gerar emprego, é dar autonomia, protagonismo, capacitar as lideranças para aproveitar toda essa revolução da energia solar e para entender o que ela pode trazer, para além do desconto na conta de luz.” – Eduardo Avila, Diretor Executivo da Revolusolar

A instalação foi conduzida por Adalberto Almeida, o primeiro instalador de energia solar em favelas do Brasil e Hans Rauschmayer da Solarize Treinamentos Profissionais.

Os materiais para a instalação desse sistema foram todos doados: a empresa AE Solar doou os módulos, a SMA o inversor, a Clamper os dispositivos de proteção contra surtos, a Solar Group as estruturas, a Almax Energia as ferramentas, e a Bold Energy entrou como distribuidora dos módulos.

Para mais informações, entre em contato com:

Graziella Albuquerque
Coordenadora – Revolusolar
graziella.albuquerque@revolusolar.com.br
(21) 98399-4862

Mais Lidas