Liderado pela energia solar fotovoltaica, o acréscimo global de geração renovável deverá registrar volume recorde em 2023 e 2024, atingindo capacidade acumulada de 4,5 TW ao final do próximo ano, mostra estudo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).
Conforme o relatório, a capacidade de geração renovável global deverá ganhar 440 GW em 2023, o maior crescimento anual já registrado, superando em mais de 100 GW o resultado de 2022. A energia solar responderá por 65% desse aumento, incluindo usinas de grande porte (geração centralizada) e pequenos sistemas (geração distribuída).
A energia solar continuará expandindo em 2024, alcançando quase 310 GW de capacidade acrescentada no ano. De acordo com a IEA, a queda dos preços de painéis, maior penetração da geração distribuída e políticas de incentivos para grandes projetos estão impulsionando maior acréscimo de capacidade tem todos os principais mercados do mundo.
O mercado livre de energia deverá contribuir para aproximadamente um quinto da expansão da geração solar e eólica em 2023 e 2024. Os EUA lideram o segmento de contratação de energia por empresas privadas, seguido pelo Brasil, Austrália, Espanha e Suécia.
Para o diretor executivo da IEA, Fatih Birol, a crise energética global mostrou que as renováveis são essenciais para tornar o fornecimento de energia não apenas mais limpo, mas também mais seguro e barato.
“Os governos estão respondendo com esforços para acelerar as instalações. Mas atingir um crescimento mais forte passa por superar alguns desafios importantes. As políticas precisam se adaptar as mudanças de mercado e as redes elétricas necessitam de manutenção e expansão para garantir que possamos fazer uso de todo o potencial da energia solar e eólica”, alertou o dirigente.
Fonte: Portal Solar