Mais de 60 países apoiam um acordo liderado por União Europeia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, que será sede da próxima COP, para aumentar o uso de energia renovável nesta década e abandonar o carvão. A informação foi dada por duas autoridades familiarizadas com o assunto à Reuters.
Dentre as nações estão Nigéria, África do Sul, Vietnã, Austrália, Japão, Canadá, Peru, Chile, Zâmbia e Barbados. Negociações estão sendo feitas com China e Índia, mas ainda sem confirmação.
Um rascunho do compromisso, a que a agência de notícias teve acesso, pontua que quem o assinasse se comprometeria a duplicar a taxa anual mundial de melhoria da eficiência energética para 4% ao ano até 2030. Também destaca que a maior utilização de energias renováveis deve ser acompanhada pela “redução progressiva da energia a carvão inabalável”, incluindo o fim do financiamento de novas centrais elétricas alimentadas a carvão.
As fontes disseram à Reuters que a expectativa é que este compromisso seja incluído no resultado final de uma reunião de líderes mundiais que ocorrerá na COP28 no dia 2 de dezembro.
Segundo elas, uma demonstração inicial de apoio à triplicação das energias renováveis e ao abandono do carvão criará impulso e estabelecerá um tom positivo antes dos dias de negociações tensas que são esperadas na conferência sobre o clima.
Fonte: Um Só Planeta