Mais uma grande usina de energia solar é inaugurada em Minas Gerais

Empreendimento no município de Paracatu, no Norte do Estado, gera energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de São José dos Campos (SP), com cerca de 700 mil habitantes.

Mais uma grande usina de geração de energia solar acaba de entrar em operação em Minas Gerais. O Grupo Comerc Energia inaugurou neste início de dezembro a Central Geradora Fotovoltaica (UFV) São João do Paracatu, no município de Paracatu, no Norte do Estado, com 267 megawatt-pico (MWp) de capacidade instalada.

Com um investimento de cerca de R$ 900 milhões, a nova usina está distribuída em uma área de 509 hectares, com quase 500 mil módulos fotovoltaicos. Ela já iniciou a operação comercial e gera energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de São José dos Campos (SP), com cerca de 700 mil habitantes.

O projeto vai atender à demanda de energia elétrica da Sicbras e da Granha Ligas, empresas do Grupo Granha, e da unidade industrial de magnésio primário do Grupo RIMA, apoiando os planos de transição energética das companhias.

“O Grupo Granha está construindo seu futuro com foco total na sustentabilidade e competitividade de suas operações. A parceria com a Comerc Energia neste investimento colocará as empresas em um novo patamar, com 100% da energia consumida proveniente de fontes renováveis”, aponta Fernando Granha, sócio do Grupo Granha.

Em novembro, o Grupo Comerc Energia já havia inaugurado a UFV Hélio Valgas, quinta maior usina solar do Brasil, também em Minas Gerais. O empreendimento fica em Várzea da Palma, também no Norte do Estado.

“Assim como a UFV Hélio Valgas, São João do Paracatu também é uma usina solar de grande porte. E, ao operacionalizar duas usinas deste tamanho em um mesmo semestre, reafirmamos o grau de competência e expertise crescente adquiridos pela Comerc a cada novo empreendimento”, conclui Pedro Fiuza, vice-presidente de Geração Centralizada do Grupo Comerc Energia.

Com as duas novas usinas, o Grupo Comerc chega a 1.668 MWp e se torna uma das maiores empresas de geração solar do Brasil.

MG já produz energia solar em 100% dos municípios

Em 2023, Minas Gerais fez história como o primeiro Estado brasileiro a superar a marca de 5 gigawatts (GW) de geração de energia solar fotovoltaica em operação, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Minas atualmente disputa com São Paulo a liderança na produção desse tipo de energia no Brasil. Todos os 853 municípios mineiros já possuem módulos fotovoltaicos geradores de energia solar.

Recorde de produção de energia solar em novembro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou 25 recordes na geração solar fotovoltaica durante o mês de novembro, considerando o Sistema Interligado Nacional (SIN) e os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste.

O dia 11 de novembro foi um destaque no período, com quatro recordes confirmados no SIN e no Sudeste/Centro-Oeste. Já a região Nordeste atingiu novos patamares máximos na geração solar fotovoltaica em 13 de novembro.

Mais de 2 milhões de sistemas solares instalados

O Brasil também superou em 2023 a marca de 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Desta forma, são 22 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. O levantamento é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

No começo deste ano, a energia solar ultrapassou a fonte eólica (gerada pela força do vento), passando a ocupar o segundo lugar na matriz elétrica brasileira. Do total da potência instalada no país, 14,3% vêm da energia solar, perdendo apenas para a hídrica (51%).

A perspectiva para 2023 é de produção entre 25 e 28 GW. O ano de 2022 terminou com quase 18 GW de potência instalada. Este ano, a perspectiva é de acréscimo de mais 10 GW de capacidade instalada.

Fonte: O Tempo

Mais Lidas