Para produzir carros com energia renovável, fábrica da BMW passa a utilizar 1.082 painéis solares
Recentes
Teste os nossos serviços agora
Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.
Prosseguindo com as práticas voltadas para a sustentabilidade, a fábrica da BMW em Araquari, em Santa Catarina, agora conta com novos painéis solares para gerar ainda mais energia renovável. Os painéis ocupam uma parte do telhado do prédio de Montagem e Carroceria. Desde o começo deste mês, a fábrica da BMW em Santa Catarina já conta com 500 painéis solares a mais, somando um total de 1.082 painéis.
Unidade da BMW reduz a emissão de gases poluentes durante a produção de seus veículos
A partir de agora, a área de 2.543 m² terá capacidade de gerar 600 MWh de energia renovável anualmente. Os painéis solares começaram a ser instalados na unidade da BMW em 2020 e, com essa expansão, deve reduzir a emissão de aproximadamente 157,2 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, ocupando apenas 5% do telhado do prédio de Montagem.
Além disso, a fábrica em Santa Catarina também segue com a meta do Grupo BMW no mundo de reduzir as emissões de dióxido de carbono. A empresa já atingiu uma das metas que deveriam ser alcançadas até 2030: a de redução em 80% das emissões de CO2 na produção por veículo.
Também está na lista da montadora reduzir em 20% a emissão de poluentes por veículo na cadeia de produção, e em 50% na fase de uso dos modelos. A ampliação do número de painéis solares em Santa Catarina também não está descartada.
BMW continuará expandindo o número de painéis solares para geração de energia renovável
De acordo com Otávio Roadacoswiski, Diretor Geral da fábrica do Grupo BMW, a sustentabilidade sempre foi uma autenticidade na produção dos veículos na unidade de Santa Catarina e a empresa continuará expandindo o foco das suas atividades com base na energia renovável.
Agronegócio Brasileiro: Uma Oportunidade para a Energia Solar
Setor pode impulsionar eficiência e sustentabilidade com a adoção de fontes renováveis
Sem bateria: sistema de dessalinização usa apenas energia solar
Tecnologia criada por engenheiros do MIT, nos Estados Unidos, acelera remoção do sal da água ajustando variações de luz
Brasil consolida crescimento na energia solar com 19,8% da matriz elétrica e 1,4 milhão de empregos gerados
Expansão da energia fotovoltaica evita emissão de 57 milhões de toneladas de CO2 e beneficia mais de 4 milhões de consumidores com créditos na conta de luz.
A empresa planeja agora prosseguir com a expansão da instalação de novos painéis solares e expandir o uso da energia renovável na fábrica. Já de acordo com Vivaldo Chaves, Diretor de Sustentabilidade e Infraestrutura do Grupo BMW no Brasil, a sustentabilidade é um compromisso da empresa. Sendo assim, todas as unidades do grupo no país, seja a de carros em Santa Catarina, a de motos em Manaus ou os escritórios da BMW em São Paulo, utilizam energia renovável ou compensam a emissão de gases poluentes, e a empresa continuará ampliando o compromisso com o meio ambiente.
Além da energia renovável: fábrica da BMW reduz o consumo de água em 41%
A unidade da BMW em Santa Catarina já consome eletricidade proveniente de uma fonte renovável, reduzindo as emissões de poluentes durante suas atividades por meio de um instrumento de compensação de consumo de energia vinda de fontes poluentes, conhecida como certificação I-REC.
Além de monitorar constantemente a fauna e a flora ao redor do local da fábrica, ainda há diversos projetos para a redução de energia, emissão de resíduos para descarte e até mesmo de água. Desde o começo de suas atividades, em 2016, já foi reduzido em 33% o uso de energia, 87% os resíduos de descarte e em 41% o consumo de água.
Fonte: CPG