Primeira usina fotovoltaica flutuante da Iberdrola vai ser instalada no Brasil

O projeto será construído na Ilha de Fernando de Noronha e terá capacidade de gerar cerca de 1.240 MWh por ano.

Primeira usina fotovoltaica flutuante da Iberdrola vai ser instalada no Brasil

Recentes

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

O grupo Iberdrola, através de sua filial Neoenergia, vai instalar no Brasil a primeira usina fotovoltaica flutuante da empresa no mundo. O projeto, que vai custar cerca de dois milhões de euros, será construído na ilha de Fernando de Noronha, no espelho d’água do Açude do Xaréu, e deve começar a ser desenvolvido antes do final deste ano.

A instalação terá 940 painéis solares, com uma potência de 630 KW a usina flutuante vai gerar cerca de 1.240 MWh de energia sustentável por ano, o suficiente para suprir mais de 50% do consumo de energia na Ilha. A iniciativa ainda vai evitar a emissão de 1.666 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

A iniciativa é realizada em conjunto com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e é apoiada pelo programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Essa não é a primeira iniciativa de energia limpa da empresa na Ilha de Fernando de Noronha. Com o projeto Trilha Verde a Iberdrola, no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, já inaugurou a usina solar Vacaria para o abastecimento exclusivo de veículos elétricos. Atualmente na Ilha há dez carros eletrificados para turismo e administração distrital.

Fonte: Portal Solar

Compartilhe esse artigo em suas redes:

Mais Lidas