Proprietários de carros elétricos têm maior tendência em comprar sistemas residenciais de energia solar, mostra estudo realizado pelo National Renewable Energy Laboratory (NREL), centro de pesquisa do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Conforme o levantamento, isso ocorre porque a aquisição de painéis solares compensa a demanda extra de energia necessária para recarregar o veículo.
“Carros elétricos e energia solar tem uma natureza complementar, o que pode desempenhar um papel fundamental na resiliência de sistemas de energia, respondendo a preocupações relacionadas a estabilidade e gestão da rede elétrica”, disse o pesquisador do NREL, Shivam Sharda.
A pesquisa avaliou 869 residências na região da Baía de São Francisco, região do estado da Califórnia que inclui grandes cidades como São Francisco, Oakland e São José. O estudo mostrou que 25% dos donos de veículos elétricos também possuíam sistemas fotovoltaicos.
Entre os consumidores que não possuem carros elétricos, apenas 8% contavam com placas solares. A pesquisa apontou dois fatores essenciais para adotar uma ou ambas as tecnologias: ser consciente da existência delas e ser social o bastante para perguntar para outros consumidores.
“Se você tem um amigo ou familiar que tem um sistema residencial de energia solar ou um carro elétrico, você se torna mais informado sobre essas tecnologias e conhece os prós e contras de investir. Isso tem uma influência significativa na aquisição”, detalhou Sharda.
Embora existam políticas de incentivos para a adoção de carros elétricos e sistemas de energia solar, os pesquisadores sugerem que sejam consideradas iniciativas que acelerem em conjunto o uso das duas tecnologias.
Como os proprietários de veículos elétricos já são inclinados a investir em energia solar, esses incentivos poderiam fornecer um impulso para que a adoção fosse feita mais rapidamente.
Mobilidade elétrica avança no Brasil
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) prevê que o mercado de veículos leves eletrificados seguirá em crescimento no Brasil em 2024 e que as vendas poderão superar 150 mil unidades no ano. O presidente da entidade, Ricardo Bastos, projeta um aumento de 60% nos emplacamentos deste ano sobre os números de 2023, que chegaram a 93.927 unidades.
Na avaliação do dirigente, o mercado de eletrificados seguirá num ritmo intenso mesmo com o aumento do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos. Outra projeção é que o comprador continuará a dar preferência aos veículos plug-in (com recarga externa das baterias), que são mais econômicos e têm maior eficiência energética.
“Acredito em 2024 que o mercado seguirá a mesma evolução do final ano passado, optando por tecnologias de zero ou baixa emissão, com um mix em torno de dois terços de veículos plug-in (PHEV e BEV) e um terço de híbridos convencionais (HEV)”, disse Bastos. Essa tendência já tinha ficado clara nos números de 2023 e deve se consolidar em 2024.
Segundo a ABVE Data, os veículos plug-in representaram 56% das vendas de eletrificados leves em 2023, com 52.359 unidades, superando os HEV a gasolina e HEV flex, que até 2022 dominavam o mercado. Já em dezembro, os plug-in atingiram nada menos do que 70% das vendas totais de eletrificados.
Fonte: Portal Solar.