Tesla, de Elon Musk, inaugura fábrica de R$ 27 bilhões na Alemanha
Recentes
Teste os nossos serviços agora
Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.
Os primeiros carros elétricos Model Y produzidos na Alemanha foram entregues nesta terça-feira (22) pela nova fábrica da Tesla no país. A montadora de propriedade do polêmico bilionário Elon Musk, investiu mais de R$ 27 bilhões neste que é o seu primeiro centro de produção europeu. O investimento bilionário no segmento de automóveis é o maior realizado na história recente da Alemanha.
Antes de ser autorizada no dia 4 de março a iniciar as atividades na fábrica, a empresa se responsabilizou a atender a vários requisitos que incluem uso da água e controle da poluição do ar. Ao todo, a Tesla planeja contratar 12 mil trabalhadores para operações no país. As vagas são destinadas tanto para produção dos veículos, quanto para a central de baterias da empresa. Tornando-se assim, o maior empregador do estado alemão de Brandemburgo.
A montadora alemã Volkswagen ainda detém a vantagem no mercado de veículos elétricos da Europa, com uma participação de mercado de 25% contra 13% da Tesla. No entanto, o novo complexo de Musk pretende fabricar mais 500 mil carros movidos a energia elétrica por ano, quantidade superior os mais de 450 mil veículos elétricos que a rival Volkswagen vendeu globalmente em 2021.
Além disso, a Tesla tem em seus planos gerar 50 gigawatts-hora (GWh) de energia de baterias, superando todas as outras fábricas na Alemanha. O JPMorgan previu que a fábrica produzirá cerca de 54 mil veículos em 2022, aumentando para 280 mil em 2023 e 500 mil em 2025.
Sem publicidade, Tesla, ‘engole’ Toyota e Ford
A Tesla investiu mais em inovação em 2020 do que a Ford e Toyota juntas. Enquanto a empresa do bilionário Elon Musk gastou cerca de US$ 2.984 em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) por carro vendido – muitas vezes o triplo do que outras montadoras – as concorrentes destinaram, juntas, cerca de U$ 2.249.
Separadamente, a Ford investiu US$ 1.186 com P&D e a Toyota, US$ 1.063. No entanto, há um fator que afasta ambas as empresas da Tesla: enquanto as duas gastaram com publicidade, a outra não usou um centavo em 2020 com o tema.
Fonte: Yahoo Finanças