Variação da radiação extraterrestre
Recentes
Teste os nossos serviços agora
Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.
Você já se perguntou o que causa a variação da radiação extraterrestre? Descubra no post de hoje os motivos que podem causar essa variação.
Duas fontes de variação da radiação extraterrestre devem ser consideradas. A primeira é a variação da radiação emitida pelo Sol. Há relatos conflitantes na literatura sobre variações periódicas da radiação solar intrínseca. Já foi sugerido a ocorrência de pequenas variações (menores que 1,5%) com diferentes periodicidades e variações relacionadas a manchas solares. Sendo assim, para fins de engenharia, tendo em vista as incertezas e variabilidade da transmissão atmosférica, a energia emitida pelo Sol pode ser considerada constante.
Entretanto, a variação da distância Terra – Sol leva a uma variação do fluxo de radiação extraterrestre na ordem de 3,3% e, neste caso, deve ser observada com mais atenção. Na Figura 1 podemos observar a variação da radiação solar extraterrestre ao longo do ano.
Assim, a variação da radiação extraterrestre não está diretamente associada às estações do ano como muitos imaginam, mas sim à distância entre a Terra e o Sol. Como podemos ver na Figura 1, essa falsa impressão é causada pelos menores valores da radiação extraterrestre chegarem até nós nos meses de junho e julho, que coincidem com o período de inverno no aqui hemisfério sul, porém, no hemisfério norte corresponde ao verão.
Sendo assim, a variação da radiação que chega ao planeta é causada diretamente pela variação da distância entre a Terra e o Sol e está ligada ao movimento de translação, que nos momentos de periélio e afélio está mais próxima ou afastada do Sol, respectivamente, de forma que quanto maior for a distância Terra – Sol, menor será a radiação extraterrestre que chega até nós.