A geradora renovável francesa Voltalia fechou acordo para vender um projeto de geração de energia solar para a Newave Energia, empresa que tem a Gerdau como uma das principais sócias.O projeto solar tem potencial para atingir 420 megawatts (MW) de capacidade instalada, está “pronto para construção” e é localizado no cluster Arinos, no norte de Minas Gerais, segundo comunicado das empresas divulgado na noite de segunfa-feira.
O futuro complexo solar que deverá ser construído pela Newave Energia poderá produzir energia suficiente para o consumo de 1,3 milhão de pessoas, disse a Voltalia, que será prestadora de serviços de construção e manutenção de infrastrutura elétrica do parque.
A Newave Energia foi fundada no ano passado em um investimento da Newave Capital, uma gestora de Edgard Corrochano e da XP Inc.. A Gerdau anunciou sua entrada como sócia da Newave Energia com um aporte previsto de até 1,5 bilhão de reais por parte de sua empresa de tecnologia e inovação Gerdau Next.
Já a Voltalia segue desenvolvendo o cluster mineiro de Arinos, estimando uma capacidade potencial total de mais de 1,8 gigawatt (GW).”Até o final do ano, no Brasil e em outros países, mais de 100 megawatts adicionais deverão ser vendidos pela Voltalia, juntamente com serviços de construção e manutenção”, disse a empresa francesa em comunicado.
Fonte: Época Negócios