A 2ª Edição Especial da Revista 3S já está no ar!

Nesta Edição Especial, você vai saber um pouco mais sobre o 3S Solar Summit, e também alguns dos projetos que foram divulgados no evento que foi organizado pela 3S no mês de novembro.

Nesta Edição Especial, você vai saber um pouco mais sobre o 3S Solar Summit, e também alguns dos projetos que foram divulgados no evento que foi organizado pela 3S no mês de novembro.

A publicação da nossa segunda Edição Especial da Revista 3S, comemora junto com o mercado de geração distribuída, um dos principais propulsores da energia solar fotovoltaica no Brasil, que já somos a segunda fonte com maior potência instalada na matriz elétrica brasileira, com mais de 15% da participação.

Nesta edição, trazemos uma entrevista exclusiva com o CEO da 3S, o Prof. Dr. Fernando Santos, que nos conta sobre a sua trajetória, o 3S Solar Summit, planos, perspectivas e novos produtos e serviços da 3S, sempre com o propósito de transformar energia em resultado.

A 2ª Edição Especial da Revista 3S traz artigos com variados temas, entre eles uma plataforma para conectar o integrador ao cliente, armazenamento e hibridização para o agronegócio, energias das ondas do mar e muito mais.

Confira um resumo de cada artigo desta edição:

Usinas Virtuais de Energia: vantagens e viabilidade de aplicação no mercado brasileiroRodrigo Ferreira do Nascimento – Noale Energia

Este artigo trata sobre as Usinas Virtuais de Energia, do inglês Virtual Power Plant -VPP, suas vantagens e viabilidade de implementação de novos modelos de negócios no Brasil, no contexto da transição energética que ocorre simultaneamente com o crescimento da geração distribuída no mercado brasileiro. O objetivo da pesquisa foi identificar a inserção das VPPs no mercado de energia do Brasil e seus benefícios tangíveis, contextualizando as VPPs dentro das mudanças climáticas e da transição energética global. O artigo concluiu que as VPPs, ao integrarem fontes de energia descentralizadas, oferecem uma gestão energética integrada, mais segura e eficiente. Aponta que o Brasil tem realizado avanços importantes no campo regulatório com a abertura do mercado de energia e a criação de programas de resposta da demanda.

SUN 3S: A plataforma para conectar o cliente ao integradorFelipe Detzel Kipper, Adriana da Silva e Fernando Santos – 3S

Ao longo da próxima década, a tecnologia fotovoltaica tem um potencial significativo de inserção no horizonte decenal devido à sua modularidade, à previsão de redução de custos e crescimento da sua adoção pela sociedade. Em 2023, a energia solar fotovoltaica superou os 34 GW de potência instalada, representando aproximadamente 15% da matriz elétrica brasileira e observando esse crescimento, a 3S desenvolveu o SUN 3S, que é um marketplace de energia solar: uma plataforma online que conecta consumidores interessados em instalar sistemas fotovoltaicos com fornecedores, instaladores e outros serviços relacionados à energia solar. Conheça um pouco mais dessa conexão no artigo da 3S.

Soluções de Armazenamento e Hibridização para o AgronegócioAlex de Oliveira Freitas e Ghunter Costa Jr. – All Energy

O agronegócio brasileiro enfrenta desafios significativos com a qualidade e continuidade do fornecimento de energia, limitando a expansão produtiva e acarretando perdas econômicas. Este artigo destaca como as soluções de armazenamento e hibridização de energia podem superar essas barreiras, garantindo energia de qualidade e confiável para o setor

Fluidodinâmica computacional e otimização de conversores de energia das ondas do marFlávia Schwarz Franceschini Zinani

A energia disponível nas ondas do mar tem potencial de suprir uma fração importante da demanda energética mundial. Porém, os dispositivos de conversão de energia das ondas em energia elétrica ainda apresentam baixos níveis de maturidade tecnológica e custo elevado. A fluidodinâmica computacional (CFD) vem sendo apontada como ferramenta essencial na otimização destes dispositivos, visando o aumento de sua competitividade e a concretização de sua participação na matriz energética global.

Desafios e Perspectivas na Produção de Energia no Brasil: Além da Capacidade de Geração, a Importância da Infraestrutura de Rede e a Diversificação de FontesCharles Cabral dos Santos – Bruky Soluções em Energia

O setor energético brasileiro tem questões críticas que são desafios a serem superados, incluindo a necessidade de diversificação da matriz energética, melhorias na infraestrutura de transmissão e aspectos regulatórios do setor. Encarrar esses desafios traz oportunidades estratégicas que, além de resolver problemas imediatos, podem abrir um caminho sustentável e eficiente para o Brasil.

Confira tudo isso na Revista 3S! Disponível gratuitamente para leitura e download em nosso site!

Conhecimento que transforma energia em resultado!

Mais Lidas