A energia solar fotovoltaica está se consolidando como uma das principais fontes de energia renovável no mundo. De acordo com dados da GlobalData, essa tecnologia foi responsável por 16,4% das instalações globais de usinas em 2023, com uma capacidade total de 1.496 GW. Até 2030, estima-se que essa participação alcance 33,7%, somando uma capacidade total de 4.822 GW. O Brasil já ocupa uma posição relevante nesse cenário, com 2,78% da capacidade solar global instalada no país.
Entre os principais projetos de usinas solares em desenvolvimento no Brasil, cinco se destacam pela grandiosidade e impacto esperado na geração de energia limpa. Confira a seguir os detalhes dessas iniciativas que prometem fortalecer ainda mais o setor energético brasileiro.
1. Parque Solar Fotovoltaico Kuara – Ceará
Com 4.600 MW de capacidade instalada, o Parque Solar Fotovoltaico Kuara, no Ceará, é o maior projeto solar em desenvolvimento no Brasil. Desenvolvido pela Serena Energia, o empreendimento está em fase de licenciamento e tem previsão de entrar em operação comercial em 2026.
2. Usina Solar Fotovoltaica Shell – Minas Gerais
A Shell Energy Europe está à frente do projeto de 2.100 MW em Minas Gerais. Atualmente em fase de licenciamento, a usina tem previsão de operação em 2025. Esse projeto reforça o compromisso da Shell com a expansão de sua atuação no setor de energia renovável no Brasil.
3. Parque Solar Fotovoltaico Futura III – Bahia
Localizado na Bahia, o Parque Solar Fotovoltaico Futura III, de 1.620 MW, é uma iniciativa da Focus Energia. O projeto está em fase de licenciamento e tem previsão de operação comercial para 2026, reforçando a vocação da região nordeste para energias renováveis.
4. Parque Solar Fotovoltaico Jaguaretama – Ceará
Com capacidade de 1.584 MW, o Parque Solar Jaguaretama, também no Ceará, está sendo desenvolvido pela Uruque Jaguaretama Energias Renováveis Ltda. O projeto, atualmente em fase de licenciamento, deve ser concluído em 2026
5.Parque Solar Fotovoltaico Auren Helios – São Paulo
O Parque Solar Auren Helios, com 1.210 MW de capacidade, está em fase de licenciamento e tem previsão de ser comissionado até 2024. O projeto está sendo desenvolvido pela Auren Energia, com investimentos da Votorantim e do Canada Pension Plan Investment Board.
Esses projetos são apenas alguns exemplos da crescente relevância do Brasil no cenário global de energias renováveis, com foco em soluções sustentáveis para a geração de eletricidade e a redução de emissões de carbono.
Fonte: Click Petróleo