Brasil supera 30 GW de energia solar em operação

País acrescentou 10 GW em menos de 8 meses; setor conta com 9,34 GW em geração centralizada e 21 GW em geração distribuída.

O Brasil superou 30 GW de potência instalada de energia solar fotovoltaica, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. O dado leva em conta usinas de grande porte (geração centralizada) e os sistemas de produção própria de energia instalados em residências e empresas (geração distribuída).

A fonte chegou a 10 GW de capacidade operacional em 2021, dez anos após a construção da primeira usina de geração solar centralizada no país. Depois, foram necessários 13 meses para o setor atingir 20 GW. Agora, mais 10 GW foram acrescentados em menos de 8 meses.

O país conta com 9,34 GW na geração solar centralizada e 21,05 GW na geração solar distribuída (GD). Somente em 2023, já foram acrescentados quase 6 GW de capacidade. No ano passado, o Brasil instalou um recorde de 9,9 GW em energia solar, quase dobrando o resultado registrado em 2021. O País foi o quarto colocado em acréscimo de capacidade e, pela primeira vez, entrou no Top 10 geração de energia solar fotovoltaica.

Fonte: Portal Solar

Mais Lidas