Os Estados Unidos instalaram 50 GW de energia solar em 2024, o maior acréscimo de capacidade de qualquer fonte registrado no país nas últimas duas décadas, mostra relatório da Associação das Indústrias de Energia Solar (Seia) e da Wood Mackenzie.
Conforme o estudo, a tecnologia solar fotovoltaica e o armazenamento de energia responderam por 84% de toda nova capacidade de geração adicionada ao sistema elétrico do país norte-americano. Além do acréscimo recorde de potência operacional, o ano passado também foi marcado pelo crescimento da indústria
De acordo com a pesquisa, a produção de placas solares triplicou nos EUA e, em sua capacidade total, a fabricação doméstica é capaz de atender toda a demanda interna. O país também retomou a produção de células fotovoltaicas.
Entre os estados, o Texas liderou em acréscimo de capacidade adicionada em 2024, com 11,6 GW. No total, 21 estados registraram volume anual recorde de instalações e 13 estados superaram a marca de 1 GW de potência operacional acrescentada no ano passado.
Projeções
A estimativa da Seia e da Wood Mackenzie é que a capacidade instalada total de energia solar dos EUA atinja 739 GW até 2035, mas o relatório inclui cenários demonstrando como mudanças de políticas podem impactar o mercado.
Alterações bruscas em incentivos fiscais, na cadeia de fornecimento e em políticas de licenciamento podem trazer incertezas para investidores, aumentar custos para desenvolvedores e fabricantes e causar uma desaceleração na instalação de usinas.
O cenário pessimista indica uma capacidade instalada 130 GW menor em relação ao cenário base, representando quase US$ 250 bilhões em investimentos perdidos. Uma queda nessa escala poderia deixar o país sem a eletricidade necessária para atender a crescente demanda por energia.
Fonte: Portal Solar