Megaprojeto eólico em Nova York é retomado após retirada de suspensão do governo Trump

O Empire Wind 1 prevê fornecer 810 megawatts ao Brooklyn, suficiente para abastecer cerca de 500 mil residências

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou uma ordem que havia suspendido um gigantesco projeto de energia eólica na costa do estado de Nova York, anunciou nessa segunda-feira a governadora Kathy Hochul.

A mudança significa que a construção pode ser retomada no complexo Empire Wind, projetado para fornecer eletricidade ao distrito do Brooklyn, segundo declarações de Hochul e da empresa norueguesa Equinor.

A governadora agradeceu a Trump e, em um comunicado, classificou o projeto como “crucial” para os empregos e para a energia limpa.

– O futuro econômico de Nova York será impulsionado por uma energia abundante e limpa, que ajudará nossas casas e empresas a prosperar – disse Hochul.

– Agradecemos o fato de que a construção pode ser retomada – declarou Anders Opedal, diretor-executivo da Equinor.

Autoridades do Departamento do Interior não responderam imediatamente aos pedidos de comentário da AFP.

Em meados de abril, o secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, anunciou que seu departamento havia ordenado a suspensão “imediata” da obra até uma futura revisão, argumentando que o projeto não havia passado por uma “análise suficiente” durante a administração anterior de Joe Biden.

Logo após seu retorno à Casa Branca, em janeiro, Trump assinou uma série de decretos que paralisaram o setor de energia eólica, incluindo o congelamento temporário de fundos federais para créditos a parques eólicos terrestres e marítimos.

Com um orçamento estimado de US$ 2,5 bilhões, o projeto Empire Wind 1 inclui 54 turbinas projetadas para fornecer 810 megawatts ao Brooklyn, suficiente para abastecer cerca de 500 mil residências.

Fonte: O Globo

Mais Lidas