Mercado nordestino atrai investimentos em energia solar

Região conta com 4 GW de potência instalada na fonte fotovoltaica, representando cerca de R$ 20 bilhões em aportes.

O crescimento do mercado de energia solar no Nordeste tem ampliado a atuação e os investimentos das empresas do setor fotovoltaico. Por essa razão a Elgin, fabricante de equipamentos fotovoltaicos e especialista em soluções de climatização, está apostando no desenvolvimento e evolução de novos negócios no segmento solar nos estados nordestinos.

De acordo com um mapeamento oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração própria de energia solar no Nordeste superou o marco de 4 gigawatts de potência instalada, com investimentos acumulados que somam quase R$ 20 bilhões. A região possui atualmente 382,7 mil sistemas fotovoltaicos instalados, que abastecem cerca de 562 mil consumidores residenciais, rurais e empresariais.

Segundo dados de um levantamento da Elgin, de janeiro a abril de 2023, os consumidores nordestinos instalaram 575 megawatts em painéis solares nas casas, comércios, propriedades rurais e indústrias, um incremento de 14% em relação à toda potência instalada de energia solar na última década na região.

O diretor da Elgin Solar, Glauco Santos, destacou a preocupação da marca em atender demandas personalizadas da região nordestina: “Procuramos regionalizar nosso atendimento, para entregar soluções personalizadas, visando aumentar a proximidade e facilitar o dia a dia dos nossos parceiros. Nossa proposta é intensificar cada vez mais nosso relacionamento e fortalecer a parceria da Elgin com os integradores que atuam na região Nordeste”.

Fonte: Portal Solar

Mais Lidas