A produção de energia solar em Minas Gerais encerrou os últimos 12 meses com 932,211 quilowatt–pico (kWp). Esse é o segundo maior volume gerado no País durante o período monitorado, segundo dados da Solfácil, maior escritório especialista em energia solar da América Latina.
Em primeiro lugar aparece São Paulo. O estado lidera o ranking, com a maior geração de energia solar em residenciais e estabelecimentos comerciais. Nos últimos 12 meses, foram 1.345,995 KWp gerados.
Conforme a Solfácil, os números evidenciam o crescimento significativo da energia solar como resultado de um impulsionamento provocado pela conscientização e importância das fontes renováveis de energia.
A pesquisa fez uma análise abrangente da geração de energia solar no Brasil e contou com um levantamento de dados coletados pelo Ampera, um dispositivo inteligente da Solfácil que monitora a geração de energia solar em projetos fotovoltaicos. Todos os municípios do Brasil foram considerados no mapeamento, o que pertitmiu uma visão ampla do panorama nacional.
Fonte: Diário do Comércio