Parceria visa impulsionar energias renováveis em pequenos negócios

Energia renovável ao alcance dos pequenos negócios: uma parceria estratégica para o futuro

O Polo Sebrae de Energias Renováveis formalizou, nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo–SP, um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) para o desenvolvimento do projeto “Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis no Brasil”. O objetivo é criar um ambiente propício à inovação e competitividade no setor de energias renováveis, com foco em pequenas empresas. A assinatura aconteceu na abertura do 4º Encontro Nacional Absolar com a presença de diversas autoridades.

Este acordo visa promover a integração e o desenvolvimento de tecnologias sinérgicas ao setor de energia solar fotovoltaica, como usinas híbridas, armazenamento de energia elétrica, produção e armazenamento de hidrogênio, e microrredes. A iniciativa visa principalmente atender micro e pequenas empresas, fortalecendo a presença do setor de energias renováveis na economia nacional.

Entre as ações previstas, o Polo Sebrae de Energias Renováveis se compromete a coordenar as ações do Acordo, promover a aproximação entre as pequenas empresas e a Absolar, além de facilitar a prospecção de oportunidades comerciais e a articulação de políticas públicas que ampliem a competitividade do setor. A instituição também se encarregará de dinamizar o ambiente de negócios nos territórios com atividades do setor solar fotovoltaico e tecnologias sinérgicas.

Por sua parte, a Absolar será responsável por compartilhar conteúdos técnicos sobre o setor, estimular a participação de pequenos negócios em iniciativas de energia solar e sugerir melhorias na legislação vigente. A associação também coordenará eventos e promoverá a pesquisa de mercado e desenvolvimento tecnológico, visando impulsionar o setor de energias renováveis no Brasil.

Segundo Lorena Roosevelt, gestora do Polo Sebrae de Energias Renováveis, a iniciativa é fundamental para otimizar o planejamento estratégico do Polo no período de 2025 a 2027, com destaque para ações voltadas ao ambiente de negócios, articulação de políticas públicas, intercâmbio de conhecimento, qualificação da governança e acesso à vanguarda tecnológica. “A geração de energia limpa e renovável é um dos principais fatores para redução das emissões de Co2 e para atração de investimentos para o país no âmbito da economia verde”, destacou

Fábio Krieger, gerente de Competitividade Setorial do Sebrae Nacional, destacou que o acordo firmado entre o Sebrae-RN e a Absolar simboliza um passo importante no fortalecimento do setor de energias renováveis no Brasil, com foco na energia solar. Ele enfatizou que a energia solar é essencial não apenas para o futuro sustentável do país, mas também como motor de competitividade e inovação para os pequenos negócios.

Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar, celebrou com entusiasmo a formalização desta parceria de longa data com o Sebrae-RN e o Sebrae Nacional. Ele ressaltou que o Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis é o ambiente ideal para gerar mais oportunidades aos pequenos negócios nesses mercados e tecnologias sustentáveis. “Nosso objetivo central é ampliar e aprofundar o trabalho conjunto para promover a adoção dessas soluções pelos pequenos negócios, aumentando sua competitividade e sustentabilidade nos custos com energia elétrica, além de gerar empregos verdes e fortalecer as economias locais”, concluiu.

Fonte: Tribuna Do Norte

Mais Lidas