A Enel Green Power Brasil anunciou a plena operação comercial do Complexo Solar Arinos. Com 611 MW de capacidade instalada, a usina solar está localizada em Minas Gerais. Com investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões, esse é o primeiro parque de geração construído pela empresa na região Sudeste.
Composto por mais de 1 milhão de placas solares, o complexo será capaz de gerar aproximadamente 1,4 TWh por ano, o equivalente à energia necessária para abastecer cerca de 680 mil residências. A produção da usina tem potencial para evitar a emissão de 790 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.
Conforme a companhia, a construção do empreendimento gerou mais de 3.500 contratações, sendo 1.030 postos de trabalho ocupados por moradores da região e 335 vagas destinadas a mulheres.
“Arinos marca a nossa chegada a Minas Gerais, estado que se consolidou como um celeiro da energia solar no Brasil. Nos orgulhamos de ser protagonistas desta história e seguir impulsionando a geração de energia limpa no país que lidera, globalmente, a transição energética”, afirmou o presidente da Enel no Brasil, Antonio Scala.
“Este é um projeto emblemático para a Enel Green Power. Além de reafirmar nosso papel de liderança em geração solar, contribuindo para a transição energética, Arinos já se tornou uma referência em performance de operação e gerou impactos sociais e econômicos positivos para as comunidades locais”, ressaltou o presidente da Enel Green Power no Brasil, Bruno Riga.
Por meio da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel, a companhia é atualmente o maior operador solar e eólico em capacidade instalada no país, com cerca de 6,6 GW em operação, dos quais 3,5 GW são de fonte eólica, mais de 1,8 GW de fonte solar e 1,3 GW de fonte hídrica.
Fonte: Portal Solar